ANÁLISE DA OBMEP À LUZ DA BNCC: POSSIBILIDADES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
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Por entender que a possibilidade sinalizada em nosso questionamento passa sempre fundamentalmente por questões curriculares, analisamos as questões da OBMEP, verificando seu alinhamento com as habilidades específicas previstas na área de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), de modo a dar embasamento a práticas e metodologias que englobem ou se originem em problemas olímpicos. Quantos aos objetivos específicos, foram os de mapear e categorizar as questões de Geometria Plana da OBMEP; investigar a compatibilidade entre os níveis e a complexidade das questões, identificando possíveis inadequações; e adaptar questões da OBMEP para aplicação no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, de maneira a atenderem a pelo menos uma das habilidades específicas previstas na BNCC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, na qual examinamos referenciais bibliográficos e documentais. 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