O PAPEL DO PLANO INDIVIDUALIZADO DE TRANSIÇÃO PARA A AUTO-DEFESA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127915 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6920 "inscrito_id" => 6239 "titulo" => "O PAPEL DO PLANO INDIVIDUALIZADO DE TRANSIÇÃO PARA A AUTO-DEFESA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "O Plano Individualizado de Transição (PIT) tem um importante papel no processo de desenvolvimento da auto-defesa de pessoas com deficiência, ajudando-as a alcançar maior autonomia e a capacidade de se expressar em relação às suas necessidades e direitos. O PIT é uma ferramenta estratégica que visa preparar o indivíduo para a transição da vida escolar para a vida adulta, com foco na promoção da independência pessoal, social e profissional. Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir da literatura existente, os aspectos importantes para a construção de um PIT voltado para a promoção da auto-defesa de pessoas com deficiência. Como referencial teórico tem-se como suporte estudos Redig (2021); Fânzeres; Cruz-Santos; Santos (2019), Macário (2018), entre outros. O trabalho consistiu em uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Os resultados apontam que é essencial que o plano seja elaborado com base nas características, habilidades e interesses específicos de cada pessoa, com a colaboração ativa do estudante, seus familiares e os profissionais de apoio. O PIT, nesse contexto, deve ser pensado de forma a estimular o desenvolvimento da auto-defesa, proporcionando ao indivíduo as ferramentas necessárias para tomar decisões, comunicar suas necessidades e interagir de maneira assertiva com os outros. Enfatiza-se a importância de se estabelecer metas realistas e mensuráveis, com a participação ativa do estudante, de modo a garantir que ele adquira as competências necessárias para a sua defesa pessoal no contexto social e profissional. Conclui-se que investir na implementação de PIT focados na auto-defesa é essencial para garantir que as pessoas com deficiência possam alcançar uma vida adulta mais independente, inclusiva e com maior autodeterminação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6239_TB6920_14102025112336.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA FERRAZ" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "mariana.ferraz@estudante.ufscar.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127915 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6920 "inscrito_id" => 6239 "titulo" => "O PAPEL DO PLANO INDIVIDUALIZADO DE TRANSIÇÃO PARA A AUTO-DEFESA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "O Plano Individualizado de Transição (PIT) tem um importante papel no processo de desenvolvimento da auto-defesa de pessoas com deficiência, ajudando-as a alcançar maior autonomia e a capacidade de se expressar em relação às suas necessidades e direitos. O PIT é uma ferramenta estratégica que visa preparar o indivíduo para a transição da vida escolar para a vida adulta, com foco na promoção da independência pessoal, social e profissional. Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir da literatura existente, os aspectos importantes para a construção de um PIT voltado para a promoção da auto-defesa de pessoas com deficiência. Como referencial teórico tem-se como suporte estudos Redig (2021); Fânzeres; Cruz-Santos; Santos (2019), Macário (2018), entre outros. O trabalho consistiu em uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Os resultados apontam que é essencial que o plano seja elaborado com base nas características, habilidades e interesses específicos de cada pessoa, com a colaboração ativa do estudante, seus familiares e os profissionais de apoio. O PIT, nesse contexto, deve ser pensado de forma a estimular o desenvolvimento da auto-defesa, proporcionando ao indivíduo as ferramentas necessárias para tomar decisões, comunicar suas necessidades e interagir de maneira assertiva com os outros. Enfatiza-se a importância de se estabelecer metas realistas e mensuráveis, com a participação ativa do estudante, de modo a garantir que ele adquira as competências necessárias para a sua defesa pessoal no contexto social e profissional. Conclui-se que investir na implementação de PIT focados na auto-defesa é essencial para garantir que as pessoas com deficiência possam alcançar uma vida adulta mais independente, inclusiva e com maior autodeterminação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6239_TB6920_14102025112336.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA FERRAZ" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "mariana.ferraz@estudante.ufscar.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }