Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DO PLANO INDIVIDUALIZADO DE TRANSIÇÃO PARA A AUTO-DEFESA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127915
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6920
    "inscrito_id" => 6239
    "titulo" => "O PAPEL DO PLANO INDIVIDUALIZADO DE TRANSIÇÃO PARA A AUTO-DEFESA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA"
    "resumo" => "O Plano Individualizado de Transição (PIT) tem um importante papel no processo de desenvolvimento da auto-defesa de pessoas com deficiência, ajudando-as a alcançar maior autonomia e a capacidade de se expressar em relação às suas necessidades e direitos. O PIT é uma ferramenta estratégica que visa preparar o indivíduo para a transição da vida escolar para a vida adulta, com foco na promoção da independência pessoal, social e profissional. Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir da literatura existente, os aspectos importantes para a construção de um PIT voltado para a promoção da auto-defesa de pessoas com deficiência. Como referencial teórico tem-se como suporte estudos Redig (2021); Fânzeres; Cruz-Santos; Santos (2019), Macário (2018), entre outros. O trabalho consistiu em uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Os resultados apontam que é essencial que o plano seja elaborado com base nas características, habilidades e interesses específicos de cada pessoa, com a colaboração ativa do estudante, seus familiares e os profissionais de apoio. O PIT, nesse contexto, deve ser pensado de forma a estimular o desenvolvimento da auto-defesa, proporcionando ao indivíduo as ferramentas necessárias para tomar decisões, comunicar suas necessidades e interagir de maneira assertiva com os outros. Enfatiza-se a importância de se estabelecer metas realistas e mensuráveis, com a participação ativa do estudante, de modo a garantir que ele adquira as competências necessárias para a sua defesa pessoal no contexto social e profissional. Conclui-se que investir na implementação de PIT focados na auto-defesa é essencial para garantir que as pessoas com deficiência possam alcançar uma vida adulta mais independente, inclusiva e com maior autodeterminação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6239_TB6920_14102025112336.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA FERRAZ"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "mariana.ferraz@estudante.ufscar.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127915
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6920
    "inscrito_id" => 6239
    "titulo" => "O PAPEL DO PLANO INDIVIDUALIZADO DE TRANSIÇÃO PARA A AUTO-DEFESA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA"
    "resumo" => "O Plano Individualizado de Transição (PIT) tem um importante papel no processo de desenvolvimento da auto-defesa de pessoas com deficiência, ajudando-as a alcançar maior autonomia e a capacidade de se expressar em relação às suas necessidades e direitos. O PIT é uma ferramenta estratégica que visa preparar o indivíduo para a transição da vida escolar para a vida adulta, com foco na promoção da independência pessoal, social e profissional. Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir da literatura existente, os aspectos importantes para a construção de um PIT voltado para a promoção da auto-defesa de pessoas com deficiência. Como referencial teórico tem-se como suporte estudos Redig (2021); Fânzeres; Cruz-Santos; Santos (2019), Macário (2018), entre outros. O trabalho consistiu em uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Os resultados apontam que é essencial que o plano seja elaborado com base nas características, habilidades e interesses específicos de cada pessoa, com a colaboração ativa do estudante, seus familiares e os profissionais de apoio. O PIT, nesse contexto, deve ser pensado de forma a estimular o desenvolvimento da auto-defesa, proporcionando ao indivíduo as ferramentas necessárias para tomar decisões, comunicar suas necessidades e interagir de maneira assertiva com os outros. Enfatiza-se a importância de se estabelecer metas realistas e mensuráveis, com a participação ativa do estudante, de modo a garantir que ele adquira as competências necessárias para a sua defesa pessoal no contexto social e profissional. Conclui-se que investir na implementação de PIT focados na auto-defesa é essencial para garantir que as pessoas com deficiência possam alcançar uma vida adulta mais independente, inclusiva e com maior autodeterminação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6239_TB6920_14102025112336.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA FERRAZ"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "mariana.ferraz@estudante.ufscar.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Plano Individualizado de Transição (PIT) tem um importante papel no processo de desenvolvimento da auto-defesa de pessoas com deficiência, ajudando-as a alcançar maior autonomia e a capacidade de se expressar em relação às suas necessidades e direitos. O PIT é uma ferramenta estratégica que visa preparar o indivíduo para a transição da vida escolar para a vida adulta, com foco na promoção da independência pessoal, social e profissional. Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir da literatura existente, os aspectos importantes para a construção de um PIT voltado para a promoção da auto-defesa de pessoas com deficiência. Como referencial teórico tem-se como suporte estudos Redig (2021); Fânzeres; Cruz-Santos; Santos (2019), Macário (2018), entre outros. O trabalho consistiu em uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Os resultados apontam que é essencial que o plano seja elaborado com base nas características, habilidades e interesses específicos de cada pessoa, com a colaboração ativa do estudante, seus familiares e os profissionais de apoio. O PIT, nesse contexto, deve ser pensado de forma a estimular o desenvolvimento da auto-defesa, proporcionando ao indivíduo as ferramentas necessárias para tomar decisões, comunicar suas necessidades e interagir de maneira assertiva com os outros. Enfatiza-se a importância de se estabelecer metas realistas e mensuráveis, com a participação ativa do estudante, de modo a garantir que ele adquira as competências necessárias para a sua defesa pessoal no contexto social e profissional. Conclui-se que investir na implementação de PIT focados na auto-defesa é essencial para garantir que as pessoas com deficiência possam alcançar uma vida adulta mais independente, inclusiva e com maior autodeterminação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.