Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO EDUCACIONAL: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO CONTEXTO DE ALAGOAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento e tem como objetivo refletir sobre os desafios da gestão educacional na implementação da educação integral no contexto alagoano, a partir do olhar de dois gestores de escolas públicas situadas em realidades socioeconômicas distintas – uma urbana e outra rural. A investigação, de abordagem qualitativa, utiliza como instrumentos a observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental, com fundamentação teórica em autores como Paro (2007), Luck (2009), Arroyo (2012), Cavaliere (2009), e documentos como o Plano Nacional e o Plano Estadual de Educação. A análise evidencia que, embora os contextos apresentem especificidades – como a influência da safra agrícola na assiduidade dos estudantes na escola rural –, há desafios comuns que atravessam ambas as realidades, como a ausência de formação continuada para a gestão em tempo integral, a dificuldade de firmar parcerias sustentáveis, e a necessidade de ações de escuta ativa e busca ativa para garantir permanência e participação. O estudo aponta que o gestor educacional exerce um papel estratégico como mediador entre as diretrizes da política pública e a realidade das comunidades escolares, e que sua liderança formativa é essencial para promover equidade, especialmente quando apoiada em planejamento coletivo, gestão democrática e valorização do território como espaço formativo.

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