ESTABILIDADE EMOCIONAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127920 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6931 "inscrito_id" => 14952 "titulo" => "ESTABILIDADE EMOCIONAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "A estabilidade emocional pode ser conceituada como a capacidade de apresentar respostas emocionais consistentes frente a diferentes estímulos, refletindo autocontrole e equilíbrio. Nesse sentido, tal estabilidade está diretamente vinculada ao desenvolvimento da inteligência emocional, que por sua vez, é definida como a habilidade para compreender e regular as próprias emoções, além de reconhecer e interpretar os estados emocionais dos outros, promovendo interações sociais mais eficazes e estratégias resolutivas diante de conflitos. Dessa forma, ao promover a estabilidade, a inteligência emocional desempenha um papel essencial no ambiente educacional, de maneira a atuar como um elo integrador entre as dimensões emocionais e comportamentais, ampliando a capacidade de adaptação frente aos desafios inerentes à esse contexto. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a influência da estabilidade emocional sobre o desempenho acadêmico, considerando-a como uma dimensão desenvolvida a partir da inteligência emocional. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, na qual foram incluídos artigos publicados nas bases: BDTD, Scielo, Portal de Periódicos da CAPES e Google Acadêmico. Os estudos foram designados a partir de critérios de inclusão e exclusão. A análise dos resultados evidenciou que a estabilidade emocional está positivamente associada ao desempenho acadêmico, especialmente quando mediada por altos níveis de inteligência emocional. Estudantes emocionalmente equilibrados demonstram maior capacidade de foco e resolução de problemas. Além disso, habilidades sociais bem desenvolvidas podem contribuir para relações interpessoais mais saudáveis, favorecendo o engajamento nas atividades acadêmicas. Esses achados reforçam a importância de intervenções educativas voltadas ao desenvolvimento socioemocional como estratégia para a promoção do sucesso escolar. Portanto, espera-se que esta pesquisa promova contribuições relevantes para a valorização e o fortalecimento das competências emocionais e sociais no contexto educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14952_TB6931_30102025231255.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULYANE MARIA FERNANDES DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "PAULYANE" "autor_email" => "paulyanedemaria@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127920 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6931 "inscrito_id" => 14952 "titulo" => "ESTABILIDADE EMOCIONAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "A estabilidade emocional pode ser conceituada como a capacidade de apresentar respostas emocionais consistentes frente a diferentes estímulos, refletindo autocontrole e equilíbrio. Nesse sentido, tal estabilidade está diretamente vinculada ao desenvolvimento da inteligência emocional, que por sua vez, é definida como a habilidade para compreender e regular as próprias emoções, além de reconhecer e interpretar os estados emocionais dos outros, promovendo interações sociais mais eficazes e estratégias resolutivas diante de conflitos. Dessa forma, ao promover a estabilidade, a inteligência emocional desempenha um papel essencial no ambiente educacional, de maneira a atuar como um elo integrador entre as dimensões emocionais e comportamentais, ampliando a capacidade de adaptação frente aos desafios inerentes à esse contexto. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a influência da estabilidade emocional sobre o desempenho acadêmico, considerando-a como uma dimensão desenvolvida a partir da inteligência emocional. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, na qual foram incluídos artigos publicados nas bases: BDTD, Scielo, Portal de Periódicos da CAPES e Google Acadêmico. Os estudos foram designados a partir de critérios de inclusão e exclusão. A análise dos resultados evidenciou que a estabilidade emocional está positivamente associada ao desempenho acadêmico, especialmente quando mediada por altos níveis de inteligência emocional. Estudantes emocionalmente equilibrados demonstram maior capacidade de foco e resolução de problemas. Além disso, habilidades sociais bem desenvolvidas podem contribuir para relações interpessoais mais saudáveis, favorecendo o engajamento nas atividades acadêmicas. Esses achados reforçam a importância de intervenções educativas voltadas ao desenvolvimento socioemocional como estratégia para a promoção do sucesso escolar. Portanto, espera-se que esta pesquisa promova contribuições relevantes para a valorização e o fortalecimento das competências emocionais e sociais no contexto educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14952_TB6931_30102025231255.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULYANE MARIA FERNANDES DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "PAULYANE" "autor_email" => "paulyanedemaria@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }