CONSTRUÇÃO E LANÇAMENTO DE FOGUETES COMO PRÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE FÍSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127921 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6932 "inscrito_id" => 15095 "titulo" => "CONSTRUÇÃO E LANÇAMENTO DE FOGUETES COMO PRÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma ação de educação científica realizada na Escola Cidadã Integral Nelson Batista Alves, no município de Bernardino Batista, Paraíba, com foco na construção e lançamento de foguetes escolares, desenvolvida ao longo de 2024 como parte do projeto Educação Científica a partir da Astronomia, Radioastronomia e Astronáutica na Paraíba. A atividade teve como objetivo integrar conteúdos de Física, Matemática e Tecnologias a partir de metodologias ativas e do ensino por investigação, promovendo a aprendizagem e o protagonismo estudantil. Os estudantes do Ensino Médio, organizados em equipes, construíram foguetes utilizando garrafas PET, aplicando conceitos de aerodinâmica, conservação da quantidade de movimento, pressão e ângulo de lançamento. A culminância da atividade foi a realização de uma competição escolar em duas fases, que envolveu toda a comunidade escolar e externa. Os lançamentos ocorreram em área aberta da escola e foram registrados em redes sociais, ampliando a visibilidade da ação. Os resultados evidenciaram elevado engajamento estudantil, apropriação dos conteúdos de Física de forma contextualizada e desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, comunicação, criatividade e resolução de problemas. A ação também reforçou a integração entre ciência e esporte, ao incorporar valores como cooperação e respeito mútuo no ambiente competitivo. A prática demonstrou ser uma estratégia eficaz de recomposição das aprendizagens em Ciências da Natureza e de estímulo ao interesse pelas carreiras científicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15095_TB6932_29102025221944.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KAMYLLA E SILVA XAVIER" "autor_nome_curto" => "KAMYLLA XAVIER" "autor_email" => "kamylla.ufrn@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127921 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6932 "inscrito_id" => 15095 "titulo" => "CONSTRUÇÃO E LANÇAMENTO DE FOGUETES COMO PRÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma ação de educação científica realizada na Escola Cidadã Integral Nelson Batista Alves, no município de Bernardino Batista, Paraíba, com foco na construção e lançamento de foguetes escolares, desenvolvida ao longo de 2024 como parte do projeto Educação Científica a partir da Astronomia, Radioastronomia e Astronáutica na Paraíba. A atividade teve como objetivo integrar conteúdos de Física, Matemática e Tecnologias a partir de metodologias ativas e do ensino por investigação, promovendo a aprendizagem e o protagonismo estudantil. Os estudantes do Ensino Médio, organizados em equipes, construíram foguetes utilizando garrafas PET, aplicando conceitos de aerodinâmica, conservação da quantidade de movimento, pressão e ângulo de lançamento. A culminância da atividade foi a realização de uma competição escolar em duas fases, que envolveu toda a comunidade escolar e externa. Os lançamentos ocorreram em área aberta da escola e foram registrados em redes sociais, ampliando a visibilidade da ação. Os resultados evidenciaram elevado engajamento estudantil, apropriação dos conteúdos de Física de forma contextualizada e desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, comunicação, criatividade e resolução de problemas. A ação também reforçou a integração entre ciência e esporte, ao incorporar valores como cooperação e respeito mútuo no ambiente competitivo. A prática demonstrou ser uma estratégia eficaz de recomposição das aprendizagens em Ciências da Natureza e de estímulo ao interesse pelas carreiras científicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15095_TB6932_29102025221944.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KAMYLLA E SILVA XAVIER" "autor_nome_curto" => "KAMYLLA XAVIER" "autor_email" => "kamylla.ufrn@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }