Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL NA CRECHE MUNICIPAL RICARDINA SÃO PEDRO DE MOURA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127929
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6989
    "inscrito_id" => 10951
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL NA CRECHE MUNICIPAL RICARDINA SÃO PEDRO DE MOURA"
    "resumo" => "Este trabalho visa apresentar um recorte dos resultados da pesquisa dissertativa de mestrado, a qual abordou sobre as Práticas Pedagógicas para Educação das Relações Étnico-raciais na Creche Municipal Ricardina São Pedro de Moura em Santo Estevão – Bahia. O recorte aqui abordado objetiva explanar sobre as práticas pedagógicas e valorização cultural local, a partir do Projeto Institucional de Leitura "Raízes: Histórias que contam", desenvolvido na Creche Ricardina, o qual envolve crianças, famílias e a escola no processo de construção das identidades culturais, focando nas raízes étnicas e históricas da comunidade. O projeto utiliza a leitura como ferramenta para resgatar as origens das famílias das crianças e promover a valorização de sua cultura e ancestralidade. A metodologia é dividida em três eixos temáticos, que abordam temas como arte, cultura, democracia e diversidade, utilizando obras literárias que dialogam com as realidades familiares e culturais da comunidade da Conga. O projeto também inclui atividades práticas, como passeios pedagógicos pela comunidade, visitando locais culturais como a Bica, a Biblioteca Cultural Sem Preconceito e a Casa de Farinha, que ajudam as crianças a se conectarem com a história local. Durante as observações, foi possível perceber como as crianças se identificam com suas características físicas, como exemplificado durante uma roda de conversa com a leitura do livro "O Cabelo de Lelê". Ao relacionar as imagens do livro com suas próprias experiências, as crianças afirmaram suas identidades e se sentiram representadas por personagens de sua cor e etnia. Essas práticas pedagógicas, alinhadas ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e ao Referencial Curricular Municipal, buscam fortalecer a identidade étnico-racial das crianças, promovendo um ambiente de respeito e valorização das diferenças. O projeto contribui para a construção de um sentido de pertencimento e para o desenvolvimento da autoestima, garantindo a representação positiva das crianças negras em suas próprias histórias."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10951_TB6989_30102025160019.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA ARAUJO DE SANTANA LISBÔA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA LISBÔA"
    "autor_email" => "gabriela.missantana14@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127929
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6989
    "inscrito_id" => 10951
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL NA CRECHE MUNICIPAL RICARDINA SÃO PEDRO DE MOURA"
    "resumo" => "Este trabalho visa apresentar um recorte dos resultados da pesquisa dissertativa de mestrado, a qual abordou sobre as Práticas Pedagógicas para Educação das Relações Étnico-raciais na Creche Municipal Ricardina São Pedro de Moura em Santo Estevão – Bahia. O recorte aqui abordado objetiva explanar sobre as práticas pedagógicas e valorização cultural local, a partir do Projeto Institucional de Leitura "Raízes: Histórias que contam", desenvolvido na Creche Ricardina, o qual envolve crianças, famílias e a escola no processo de construção das identidades culturais, focando nas raízes étnicas e históricas da comunidade. O projeto utiliza a leitura como ferramenta para resgatar as origens das famílias das crianças e promover a valorização de sua cultura e ancestralidade. A metodologia é dividida em três eixos temáticos, que abordam temas como arte, cultura, democracia e diversidade, utilizando obras literárias que dialogam com as realidades familiares e culturais da comunidade da Conga. O projeto também inclui atividades práticas, como passeios pedagógicos pela comunidade, visitando locais culturais como a Bica, a Biblioteca Cultural Sem Preconceito e a Casa de Farinha, que ajudam as crianças a se conectarem com a história local. Durante as observações, foi possível perceber como as crianças se identificam com suas características físicas, como exemplificado durante uma roda de conversa com a leitura do livro "O Cabelo de Lelê". Ao relacionar as imagens do livro com suas próprias experiências, as crianças afirmaram suas identidades e se sentiram representadas por personagens de sua cor e etnia. Essas práticas pedagógicas, alinhadas ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e ao Referencial Curricular Municipal, buscam fortalecer a identidade étnico-racial das crianças, promovendo um ambiente de respeito e valorização das diferenças. O projeto contribui para a construção de um sentido de pertencimento e para o desenvolvimento da autoestima, garantindo a representação positiva das crianças negras em suas próprias histórias."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10951_TB6989_30102025160019.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA ARAUJO DE SANTANA LISBÔA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA LISBÔA"
    "autor_email" => "gabriela.missantana14@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho visa apresentar um recorte dos resultados da pesquisa dissertativa de mestrado, a qual abordou sobre as Práticas Pedagógicas para Educação das Relações Étnico-raciais na Creche Municipal Ricardina São Pedro de Moura em Santo Estevão – Bahia. O recorte aqui abordado objetiva explanar sobre as práticas pedagógicas e valorização cultural local, a partir do Projeto Institucional de Leitura "Raízes: Histórias que contam", desenvolvido na Creche Ricardina, o qual envolve crianças, famílias e a escola no processo de construção das identidades culturais, focando nas raízes étnicas e históricas da comunidade. O projeto utiliza a leitura como ferramenta para resgatar as origens das famílias das crianças e promover a valorização de sua cultura e ancestralidade. A metodologia é dividida em três eixos temáticos, que abordam temas como arte, cultura, democracia e diversidade, utilizando obras literárias que dialogam com as realidades familiares e culturais da comunidade da Conga. O projeto também inclui atividades práticas, como passeios pedagógicos pela comunidade, visitando locais culturais como a Bica, a Biblioteca Cultural Sem Preconceito e a Casa de Farinha, que ajudam as crianças a se conectarem com a história local. Durante as observações, foi possível perceber como as crianças se identificam com suas características físicas, como exemplificado durante uma roda de conversa com a leitura do livro "O Cabelo de Lelê". Ao relacionar as imagens do livro com suas próprias experiências, as crianças afirmaram suas identidades e se sentiram representadas por personagens de sua cor e etnia. Essas práticas pedagógicas, alinhadas ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e ao Referencial Curricular Municipal, buscam fortalecer a identidade étnico-racial das crianças, promovendo um ambiente de respeito e valorização das diferenças. O projeto contribui para a construção de um sentido de pertencimento e para o desenvolvimento da autoestima, garantindo a representação positiva das crianças negras em suas próprias histórias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.