Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA CONSTRUÇÃO CRIATIVA À TECNOLOGIA: O USO DE CATAPULTAS ARTESANAIS E DO SOFTWARE TRACKER NO ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Conforme as competências da BNCC, as tecnologias desempenham um papel crucial no desenvolvimento dos estudantes como cidadãos críticos e independentes, aptos a usar tecnologias de maneira ética e responsável. O uso do software Tracker no estudo de funções parabólicas pode tornar o aprendizado mais significativo, ao conectar teoria e prática por meio da análise de movimentos reais. A ferramenta estimula o raciocínio lógico e a investigação científica, por meio de uma aprendizagem visual e interdisciplinar, envolvendo a matemática, a física e a tecnologia. De acordo com Papert em seu livro Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas, a utilização de recursos tecnológicos proporciona aos estudantes a oportunidade de se envolverem ativamente no processo de aprendizagem, desenvolvendo o raciocínio lógico e investigativo enquanto lidam com problemas reais. O objetivo do presente trabalho é propor o uso da ferramenta Tracker por meio de uma oficina ou itinerário formativo, com foco em uma abordagem de ensino ativo, na qual o professor atua como mediador das análises realizadas pelos alunos. Para esse fim, exploramos uma das aplicações mais históricas dos movimentos parabólicos: as catapultas (ou trabucos), armas medievais que possuem uma trajetória bem documentada ao longo da história. A partir do conteúdo relacionado à função do segundo grau, foram construídos pequenos modelos artesanais de catapultas/trabucos utilizando materiais simples como cola, palitos, elásticos, bolinhas e cordão. Os lançamentos realizados com estes dispositivos são registrados em vídeo na presença e com a participação dos alunos e, em seguida, analisados pelo software Tracker, que gera automaticamente os gráficos do movimento parabólico, permitindo a observação, em tempo real, da função quadrática associada ao lançamento. A análise dos dados obtidos possibilita o estudo de diversos parâmetros físicos e matemáticos contemplados pelo currículo do Ensino Médio.

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