UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL GENTIL BELÉM EM PARINTINS, AMAZONAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127939 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7019 "inscrito_id" => 10313 "titulo" => "UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL GENTIL BELÉM EM PARINTINS, AMAZONAS" "resumo" => "A escola Estadual Gentil Belém atende alunos do Ensino Fundamental, trabalha com todas as disciplinas dentro desse nível de ensino e sempre busca qualidade na aprendizagem, estimulando o pensamento crítico e participativo entre os alunos e a comunidade aonde a escola está inserida. Buscando sempre inserir os conteúdos programáticos das disciplinas, foi desenvolvido um projeto interdisciplinar sobre a alimentação saudável com a participação de todos os alunos em diferentes atividades. O objetivo geral do projeto foi trabalhar a importância da alimentação saudável a partir de uma abordagem interdisciplinar com alunos do Ensino Fundamental na escola estadual Gentil Belém, incluindo as disciplinas de Ciências, Educação Física, Artes, Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia e Língua inglesa. Assim, as disciplinas de Ciências e Educação Física, abordaram a importância dos alimentos no cotidiano e no bem-estar dos alunos para o corpo e a mente. Na disciplina de Artes foi desenvolvido a construção de pirâmides alimentares com sementes e desenhos. No ensino da Matemática, os alunos estudaram o valor nutricional. Já na Língua Portuguesa foi construído poemas visuais com as imagens dos alimentos. No ensino de História e Geografia foi trabalhado a origem histórica dos alimentos e sua distribuição geográfica. Em Língua inglesa, foi abordado a influência dos alimentos estrangeiros no cotidiano dos alunos. Assim, todas as disciplinas conseguiram desenvolver suas atividades programadas sobre a alimentação saudável no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi apresentação oral em formato de feira com exposição das atividades dos alunos na quadra da escola e aplicação de questionário no final do evento. Foram necessárias duas semanas para a construção e execução das atividades e objetivos planejados. Assim, o projeto conseguir trabalhar de forma interdisciplinar o tema e engajou todos os alunos dentro de cada disciplina." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10313_TB7019_10112025203037.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KLEYCIANE DE SOUZA GALÚCIO" "autor_nome_curto" => "KLEYCIANE" "autor_email" => "kleyciane.galucio@prof.am.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127939 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7019 "inscrito_id" => 10313 "titulo" => "UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL GENTIL BELÉM EM PARINTINS, AMAZONAS" "resumo" => "A escola Estadual Gentil Belém atende alunos do Ensino Fundamental, trabalha com todas as disciplinas dentro desse nível de ensino e sempre busca qualidade na aprendizagem, estimulando o pensamento crítico e participativo entre os alunos e a comunidade aonde a escola está inserida. Buscando sempre inserir os conteúdos programáticos das disciplinas, foi desenvolvido um projeto interdisciplinar sobre a alimentação saudável com a participação de todos os alunos em diferentes atividades. O objetivo geral do projeto foi trabalhar a importância da alimentação saudável a partir de uma abordagem interdisciplinar com alunos do Ensino Fundamental na escola estadual Gentil Belém, incluindo as disciplinas de Ciências, Educação Física, Artes, Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia e Língua inglesa. Assim, as disciplinas de Ciências e Educação Física, abordaram a importância dos alimentos no cotidiano e no bem-estar dos alunos para o corpo e a mente. Na disciplina de Artes foi desenvolvido a construção de pirâmides alimentares com sementes e desenhos. No ensino da Matemática, os alunos estudaram o valor nutricional. Já na Língua Portuguesa foi construído poemas visuais com as imagens dos alimentos. No ensino de História e Geografia foi trabalhado a origem histórica dos alimentos e sua distribuição geográfica. Em Língua inglesa, foi abordado a influência dos alimentos estrangeiros no cotidiano dos alunos. Assim, todas as disciplinas conseguiram desenvolver suas atividades programadas sobre a alimentação saudável no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi apresentação oral em formato de feira com exposição das atividades dos alunos na quadra da escola e aplicação de questionário no final do evento. Foram necessárias duas semanas para a construção e execução das atividades e objetivos planejados. Assim, o projeto conseguir trabalhar de forma interdisciplinar o tema e engajou todos os alunos dentro de cada disciplina." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10313_TB7019_10112025203037.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KLEYCIANE DE SOUZA GALÚCIO" "autor_nome_curto" => "KLEYCIANE" "autor_email" => "kleyciane.galucio@prof.am.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }