Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL GENTIL BELÉM EM PARINTINS, AMAZONAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127939
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7019
    "inscrito_id" => 10313
    "titulo" => "UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL GENTIL BELÉM EM PARINTINS, AMAZONAS"
    "resumo" => "A escola Estadual Gentil Belém atende alunos do Ensino Fundamental, trabalha com todas as disciplinas dentro desse nível de ensino e sempre busca qualidade na aprendizagem, estimulando o pensamento crítico e participativo entre os alunos e a comunidade aonde a escola está inserida. Buscando sempre inserir os conteúdos programáticos das disciplinas, foi desenvolvido um projeto interdisciplinar sobre a alimentação saudável com a participação de todos os alunos em diferentes atividades. O objetivo geral do projeto foi trabalhar a importância da alimentação saudável a partir de uma abordagem interdisciplinar com alunos do Ensino Fundamental na escola estadual Gentil Belém, incluindo as disciplinas de Ciências, Educação Física, Artes, Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia e Língua inglesa. Assim, as disciplinas de Ciências e Educação Física, abordaram a importância dos alimentos no cotidiano e no bem-estar dos alunos para o corpo e a mente. Na disciplina de Artes foi desenvolvido a construção de pirâmides alimentares com sementes e desenhos. No ensino da Matemática, os alunos estudaram o valor nutricional. Já na Língua Portuguesa foi construído poemas visuais com as imagens dos alimentos. No ensino de História e Geografia foi trabalhado a origem histórica dos alimentos e sua distribuição geográfica. Em Língua inglesa, foi abordado a influência dos alimentos estrangeiros no cotidiano dos alunos. Assim, todas as disciplinas conseguiram desenvolver suas atividades programadas sobre a alimentação saudável no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi apresentação oral em formato de feira com exposição das atividades dos alunos na quadra da escola e aplicação de questionário no final do evento. Foram necessárias duas semanas para a construção e execução das atividades e objetivos planejados. Assim, o projeto conseguir trabalhar de forma interdisciplinar o tema e engajou todos os alunos dentro de cada disciplina."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10313_TB7019_10112025203037.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KLEYCIANE DE SOUZA GALÚCIO"
    "autor_nome_curto" => "KLEYCIANE"
    "autor_email" => "kleyciane.galucio@prof.am.gov.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127939
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7019
    "inscrito_id" => 10313
    "titulo" => "UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL GENTIL BELÉM EM PARINTINS, AMAZONAS"
    "resumo" => "A escola Estadual Gentil Belém atende alunos do Ensino Fundamental, trabalha com todas as disciplinas dentro desse nível de ensino e sempre busca qualidade na aprendizagem, estimulando o pensamento crítico e participativo entre os alunos e a comunidade aonde a escola está inserida. Buscando sempre inserir os conteúdos programáticos das disciplinas, foi desenvolvido um projeto interdisciplinar sobre a alimentação saudável com a participação de todos os alunos em diferentes atividades. O objetivo geral do projeto foi trabalhar a importância da alimentação saudável a partir de uma abordagem interdisciplinar com alunos do Ensino Fundamental na escola estadual Gentil Belém, incluindo as disciplinas de Ciências, Educação Física, Artes, Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia e Língua inglesa. Assim, as disciplinas de Ciências e Educação Física, abordaram a importância dos alimentos no cotidiano e no bem-estar dos alunos para o corpo e a mente. Na disciplina de Artes foi desenvolvido a construção de pirâmides alimentares com sementes e desenhos. No ensino da Matemática, os alunos estudaram o valor nutricional. Já na Língua Portuguesa foi construído poemas visuais com as imagens dos alimentos. No ensino de História e Geografia foi trabalhado a origem histórica dos alimentos e sua distribuição geográfica. Em Língua inglesa, foi abordado a influência dos alimentos estrangeiros no cotidiano dos alunos. Assim, todas as disciplinas conseguiram desenvolver suas atividades programadas sobre a alimentação saudável no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi apresentação oral em formato de feira com exposição das atividades dos alunos na quadra da escola e aplicação de questionário no final do evento. Foram necessárias duas semanas para a construção e execução das atividades e objetivos planejados. Assim, o projeto conseguir trabalhar de forma interdisciplinar o tema e engajou todos os alunos dentro de cada disciplina."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10313_TB7019_10112025203037.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KLEYCIANE DE SOUZA GALÚCIO"
    "autor_nome_curto" => "KLEYCIANE"
    "autor_email" => "kleyciane.galucio@prof.am.gov.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A escola Estadual Gentil Belém atende alunos do Ensino Fundamental, trabalha com todas as disciplinas dentro desse nível de ensino e sempre busca qualidade na aprendizagem, estimulando o pensamento crítico e participativo entre os alunos e a comunidade aonde a escola está inserida. Buscando sempre inserir os conteúdos programáticos das disciplinas, foi desenvolvido um projeto interdisciplinar sobre a alimentação saudável com a participação de todos os alunos em diferentes atividades. O objetivo geral do projeto foi trabalhar a importância da alimentação saudável a partir de uma abordagem interdisciplinar com alunos do Ensino Fundamental na escola estadual Gentil Belém, incluindo as disciplinas de Ciências, Educação Física, Artes, Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia e Língua inglesa. Assim, as disciplinas de Ciências e Educação Física, abordaram a importância dos alimentos no cotidiano e no bem-estar dos alunos para o corpo e a mente. Na disciplina de Artes foi desenvolvido a construção de pirâmides alimentares com sementes e desenhos. No ensino da Matemática, os alunos estudaram o valor nutricional. Já na Língua Portuguesa foi construído poemas visuais com as imagens dos alimentos. No ensino de História e Geografia foi trabalhado a origem histórica dos alimentos e sua distribuição geográfica. Em Língua inglesa, foi abordado a influência dos alimentos estrangeiros no cotidiano dos alunos. Assim, todas as disciplinas conseguiram desenvolver suas atividades programadas sobre a alimentação saudável no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi apresentação oral em formato de feira com exposição das atividades dos alunos na quadra da escola e aplicação de questionário no final do evento. Foram necessárias duas semanas para a construção e execução das atividades e objetivos planejados. Assim, o projeto conseguir trabalhar de forma interdisciplinar o tema e engajou todos os alunos dentro de cada disciplina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.