Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIAS LÚDICAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: EXPLORANDO JOGOS INTERATIVOS PARA ESTIMULAR O PENSAMENTO MATEMÁTICO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este projeto apresenta uma investigação sobre a integração de tecnologias lúdicas no ensino de Matemática, com o objetivo de explorar como jogos interativos podem estimular o pensamento matemático dos alunos. Ancorado em uma perspectiva teórico-crítica, a pesquisa busca não apenas compreender os potenciais benefícios dessas tecnologias, mas também analisar criticamente suas implicações sociopolíticas. O referencial teórico fundamenta-se a partir de abordagens críticas da educação matemática. A pesquisa enfatiza a importância de considerar questões éticas e políticas na introdução de tecnologias lúdicas, visando a promoção da equidade e da emancipação educacional. A pesquisa faz uso da abordagem qualitativa e adotamos como técnicas de coleta de dados o registro em diário de campo, além de gravações em vídeo, áudio e registro fotográfico e aplicação de questionários e na realização das análises, usaremos os pressupostos da Teoria Crítica da Educação Matemática a partir da realização de experimentos de aplicação de jogos em uma turma de 1° ano de Comunicação Visual do IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo. Ao final do projeto, espera-se fornecer subsídios críticos que contribuam para a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas, transformadoras e inovadoras no ensino de Matemática, alinhadas com as demandas da sociedade contemporânea.

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