Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSULTORIA COLABORATIVA NO CONTEXTO DO EJA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Inclusão de pessoas com deficiência é uma demanda crescente em todo território nacional, isso não é devido ao aumento de incidências de deficiências, mas sim maior conhecimento da população acerca dos transtornos do neurodesenvolvimento, assim é necessário a escola como instituição buscar ferramentas para desta forma viabilizar uma educação verdadeiramente inclusiva no contexto educacional brasileiro. De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), é dever do estado buscar, avaliar e implementar ferramentas que busquem promover a inclusão de pessoas com deficiência em todas as modalidades de ensino. A principal ferramenta que podemos citar como exemplo é a elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI), que busca reunir metas e estratégias voltadas a atender as necessidades específicas de cada aluno, porém é inegável citar que atualmente há uma sobrecarga de laboral além das quantidades de formações e atualizações na educação nas quais os docentes participam, dessa forma é necessário também buscar meios de aliviar tal sobrecarga dos professores nas instituições de ensino, uma ferramenta que podemos citar é a consultoria colaborativa, que busca através da ação multidisciplinar trabalhar as dificuldades de aprendizagem que podem vir a aparecer dentro da instituição no qual esta equipe está inserida, além de também trabalhar os processos de inclusão de pessoas com deficiência e auxiliar na elaboração do PEI. A partir disto, o presente estudo tem como objetivo central apresentar a consultoria colaborativa como uma ferramenta para efetivar a inclusão de pessoas com deficiência e/ou dificuldades de aprendizagem através da elaboração do PEI para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos através da abordagem metodológica da pesquisa colaborativa, tendo como base as experiências em pesquisa no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal da Paraíba (NEJAEM), o resultado esperado é a promoção de uma cultura inclusiva dentro da instituição alvo.

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