Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS EDUCACIONAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA PERIFÉRICA DE RONDONÓPOLIS-MT.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127947
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7039
    "inscrito_id" => 1504
    "titulo" => "OS DESAFIOS EDUCACIONAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA PERIFÉRICA DE RONDONÓPOLIS-MT."
    "resumo" => "A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer sociedade, mas quando se trata de escolas periféricas, muitos desafios surgem, dificultando a equidade e a qualidade do ensino. Nesse sentido, a presente pesquisa busca compreender os principais desafios encontrados pelos professores do ensino fundamental dos anos iniciais em uma escola de periferia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base na pesquisa bibliográfica e documental com foco na pesquisa de campo. O lócus da pesquisa foi uma escola da rede pública municipal situada no Bairro Vila Olinda na cidade de Rondonópolis-MT. A coleta de dados ficou a cargo da aplicação de um entrevista semi estruturada que foi realizada com seis professores que atuam no ensino fundamental anos finais naquela instituição de ensino. O embasamento teórico deste trabalho está sustentado por estudiosos da teoria crítica como Arroyo (2014), Brandão (1982), Freire (1981, 1997), Libâneo (1992), Mészaros (2005), entre outros autores que endosaram este rizoma teórico. A partir da analise das entrevistas foi possível constatar que muitos são os desafios enfrentados pelos professores que impactam diretamente no fazer pedagógico, desde de condições estruturais adequadas às condições sócioeconômicas das famílias dos estudantes. Contudo, trazer a tona a discussão sobre os desafios encontrados pelos profissionais da educação no contexto da educação popular periférica nos remete as reflexões no que diz respeito a equidade, justiça social e a formação do sujeito que está inserido no processo educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1504_TB7039_30102025233039.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ANTÔNIO RIBAS DE NEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS Neira"
    "autor_email" => "ribasneira@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127947
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7039
    "inscrito_id" => 1504
    "titulo" => "OS DESAFIOS EDUCACIONAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA PERIFÉRICA DE RONDONÓPOLIS-MT."
    "resumo" => "A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer sociedade, mas quando se trata de escolas periféricas, muitos desafios surgem, dificultando a equidade e a qualidade do ensino. Nesse sentido, a presente pesquisa busca compreender os principais desafios encontrados pelos professores do ensino fundamental dos anos iniciais em uma escola de periferia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base na pesquisa bibliográfica e documental com foco na pesquisa de campo. O lócus da pesquisa foi uma escola da rede pública municipal situada no Bairro Vila Olinda na cidade de Rondonópolis-MT. A coleta de dados ficou a cargo da aplicação de um entrevista semi estruturada que foi realizada com seis professores que atuam no ensino fundamental anos finais naquela instituição de ensino. O embasamento teórico deste trabalho está sustentado por estudiosos da teoria crítica como Arroyo (2014), Brandão (1982), Freire (1981, 1997), Libâneo (1992), Mészaros (2005), entre outros autores que endosaram este rizoma teórico. A partir da analise das entrevistas foi possível constatar que muitos são os desafios enfrentados pelos professores que impactam diretamente no fazer pedagógico, desde de condições estruturais adequadas às condições sócioeconômicas das famílias dos estudantes. Contudo, trazer a tona a discussão sobre os desafios encontrados pelos profissionais da educação no contexto da educação popular periférica nos remete as reflexões no que diz respeito a equidade, justiça social e a formação do sujeito que está inserido no processo educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1504_TB7039_30102025233039.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ANTÔNIO RIBAS DE NEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS Neira"
    "autor_email" => "ribasneira@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer sociedade, mas quando se trata de escolas periféricas, muitos desafios surgem, dificultando a equidade e a qualidade do ensino. Nesse sentido, a presente pesquisa busca compreender os principais desafios encontrados pelos professores do ensino fundamental dos anos iniciais em uma escola de periferia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base na pesquisa bibliográfica e documental com foco na pesquisa de campo. O lócus da pesquisa foi uma escola da rede pública municipal situada no Bairro Vila Olinda na cidade de Rondonópolis-MT. A coleta de dados ficou a cargo da aplicação de um entrevista semi estruturada que foi realizada com seis professores que atuam no ensino fundamental anos finais naquela instituição de ensino. O embasamento teórico deste trabalho está sustentado por estudiosos da teoria crítica como Arroyo (2014), Brandão (1982), Freire (1981, 1997), Libâneo (1992), Mészaros (2005), entre outros autores que endosaram este rizoma teórico. A partir da analise das entrevistas foi possível constatar que muitos são os desafios enfrentados pelos professores que impactam diretamente no fazer pedagógico, desde de condições estruturais adequadas às condições sócioeconômicas das famílias dos estudantes. Contudo, trazer a tona a discussão sobre os desafios encontrados pelos profissionais da educação no contexto da educação popular periférica nos remete as reflexões no que diz respeito a equidade, justiça social e a formação do sujeito que está inserido no processo educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.