APOSTILA DE BIOLOGIA CELULAR COMO MATERIAL DE APOIO PARA AS AULAS PRÁTICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127948 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7040 "inscrito_id" => 13863 "titulo" => "APOSTILA DE BIOLOGIA CELULAR COMO MATERIAL DE APOIO PARA AS AULAS PRÁTICAS" "resumo" => "A Biologia é a área em que se estuda todos os seres vivos em diversas perspectivas, abordando as diferentes formas de vida, desde organismos macroscópicos e microscópicos. A Biologia celular estuda os organismos por unidade celular, abordando processos de divisão e sua importância para compreensão do crescimento, desenvolvimento e reprodução dos organismos. Um dos grandes desafios a serem enfrentados em sala de aula, é a dificuldade dos estudantes que chegam ao ensino superior, não ter experiência para o manuseio adequado de um microscópio e a dificuldade de localizar estruturas que não costumam ver. Sendo assim, todos esses processos de divisão celular (mitose e meiose), são desafiadores de se abordar em sala de aula e, por isso, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma apostila de biologia celular para servir como apoio para aulas práticas. Este material foi desenvolvido na plataforma CANVA, em formato online para alunos do ensino superior e foram inseridas fotografias tiradas no Centro Acadêmico de Vitória-PE da Universidade Federal de Pernambuco, além de informações valiosas sobre cada lâmina. A apostila segue uma sequência lógica, tendo como início a apresentação de fotografias de lâminas mais complexas com informações explicativas sobre a lâmina, para que possam assimilar melhor as estruturas que compõem o material, seguidas das demais lâminas com o mesmo formato de explicação e exibição, e partes importantes do microscópio óptico. Dessa forma, a apostila serve para inserir imagens das lâminas do microscópio, servindo de apoio para a memorização das partes do microscópio óptico e a localização das estruturas celulares. Assim, espera-se que esse material auxilie o aluno na construção do seu conhecimento sobre biologia celular e microscopia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13863_TB7040_30102025214444.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIO DOUGLAS VIEIRA ALENCAR" "autor_nome_curto" => "Douglas" "autor_email" => "marcio.douglasa@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127948 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7040 "inscrito_id" => 13863 "titulo" => "APOSTILA DE BIOLOGIA CELULAR COMO MATERIAL DE APOIO PARA AS AULAS PRÁTICAS" "resumo" => "A Biologia é a área em que se estuda todos os seres vivos em diversas perspectivas, abordando as diferentes formas de vida, desde organismos macroscópicos e microscópicos. A Biologia celular estuda os organismos por unidade celular, abordando processos de divisão e sua importância para compreensão do crescimento, desenvolvimento e reprodução dos organismos. Um dos grandes desafios a serem enfrentados em sala de aula, é a dificuldade dos estudantes que chegam ao ensino superior, não ter experiência para o manuseio adequado de um microscópio e a dificuldade de localizar estruturas que não costumam ver. Sendo assim, todos esses processos de divisão celular (mitose e meiose), são desafiadores de se abordar em sala de aula e, por isso, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma apostila de biologia celular para servir como apoio para aulas práticas. Este material foi desenvolvido na plataforma CANVA, em formato online para alunos do ensino superior e foram inseridas fotografias tiradas no Centro Acadêmico de Vitória-PE da Universidade Federal de Pernambuco, além de informações valiosas sobre cada lâmina. A apostila segue uma sequência lógica, tendo como início a apresentação de fotografias de lâminas mais complexas com informações explicativas sobre a lâmina, para que possam assimilar melhor as estruturas que compõem o material, seguidas das demais lâminas com o mesmo formato de explicação e exibição, e partes importantes do microscópio óptico. Dessa forma, a apostila serve para inserir imagens das lâminas do microscópio, servindo de apoio para a memorização das partes do microscópio óptico e a localização das estruturas celulares. Assim, espera-se que esse material auxilie o aluno na construção do seu conhecimento sobre biologia celular e microscopia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13863_TB7040_30102025214444.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIO DOUGLAS VIEIRA ALENCAR" "autor_nome_curto" => "Douglas" "autor_email" => "marcio.douglasa@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }