PROPOSTA DE UM JOGO DE TABULEIRO BASEADO NO LUDO PARA O ENSINO DE GENÉTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127949 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7043 "inscrito_id" => 13863 "titulo" => "PROPOSTA DE UM JOGO DE TABULEIRO BASEADO NO LUDO PARA O ENSINO DE GENÉTICA" "resumo" => "A genética é uma área desafiadora, pois abrange conteúdos e aplicações complexas que trazem dificuldades para a sua abordagem em sala de aula. Nesse contexto, é fundamental a utilização de recursos didáticos, como os jogos de tabuleiro, visto que aulas monótonas nem sempre envolvem a realidade do aluno, contribuindo apenas para a memorização dos conteúdos e não para uma aprendizagem efetiva. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é propor um jogo de tabuleiro baseado no ludo para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem da genética. O jogo foi desenvolvido na plataforma CANVA, uma ferramenta acessível e gratuita, na qual foram organizadas as casas e cores referentes ao jogo. O jogo foi montado com folhas de ofício, cola e isopor. O processo de montagem se caracterizou na impressão ampliada (Banner médio) do tabuleiro e colagem no isopor para compor a base. Como resultado, foi confeccionado um jogo de tabuleiro composto por 72 casas, divididas em quatro cores (vermelho, amarelo, verde e azul) representando os jogadores e quatro peças para cada equipe, totalizando 16. Este recurso didático é capaz de dinamizar a prática docente e auxiliar a compreensão dos estudantes acerca dos conceitos abordados em genética. Logo, essa ferramenta didática pode contribuir para o processo ensino e aprendizagem na área, possibilitando uma abordagem lúdica e que incentiva o protagonismo aluno." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13863_TB7043_30102025213953.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIO DOUGLAS VIEIRA ALENCAR" "autor_nome_curto" => "Douglas" "autor_email" => "marcio.douglasa@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127949 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7043 "inscrito_id" => 13863 "titulo" => "PROPOSTA DE UM JOGO DE TABULEIRO BASEADO NO LUDO PARA O ENSINO DE GENÉTICA" "resumo" => "A genética é uma área desafiadora, pois abrange conteúdos e aplicações complexas que trazem dificuldades para a sua abordagem em sala de aula. Nesse contexto, é fundamental a utilização de recursos didáticos, como os jogos de tabuleiro, visto que aulas monótonas nem sempre envolvem a realidade do aluno, contribuindo apenas para a memorização dos conteúdos e não para uma aprendizagem efetiva. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é propor um jogo de tabuleiro baseado no ludo para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem da genética. O jogo foi desenvolvido na plataforma CANVA, uma ferramenta acessível e gratuita, na qual foram organizadas as casas e cores referentes ao jogo. O jogo foi montado com folhas de ofício, cola e isopor. O processo de montagem se caracterizou na impressão ampliada (Banner médio) do tabuleiro e colagem no isopor para compor a base. Como resultado, foi confeccionado um jogo de tabuleiro composto por 72 casas, divididas em quatro cores (vermelho, amarelo, verde e azul) representando os jogadores e quatro peças para cada equipe, totalizando 16. Este recurso didático é capaz de dinamizar a prática docente e auxiliar a compreensão dos estudantes acerca dos conceitos abordados em genética. Logo, essa ferramenta didática pode contribuir para o processo ensino e aprendizagem na área, possibilitando uma abordagem lúdica e que incentiva o protagonismo aluno." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13863_TB7043_30102025213953.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIO DOUGLAS VIEIRA ALENCAR" "autor_nome_curto" => "Douglas" "autor_email" => "marcio.douglasa@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }