Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEITOS, AÇÕES E ATITUDES NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A AUTOAVALIÇÃO POR RUBRICAS NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127953
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7052
    "inscrito_id" => 8616
    "titulo" => "CONCEITOS, AÇÕES E ATITUDES NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A AUTOAVALIÇÃO POR RUBRICAS NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS"
    "resumo" => "A autoavaliação é uma prática fundamental na educação, pois tem como foco a regulação da aprendizagem. Este trabalho objetiva investigar as contribuições das rubricas de autoavaliação como técnicas de metacognição associadas a vivência teórico-prática de estudantes durante a execução da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), no contexto da disciplina “Educação Ambiental e Ensino”. De abordagem qualitativa, os dados foram coletados através de formulários, estruturados no Google Forms, durante a realização da disciplina, ofertada pelo curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, da Universidade Federal de Sergipe. As respostas dos estudantes foram baseadas na observação de objetivos vinculados à tipologia de conteúdos de Zabala (1998), nas Unidades II e III. Participaram 19 estudantes, que atribuíram notas ao próprio desempenho em cada atividade, variando entre os níveis de um até cinco. Neste último nível, o estudante avaliava ter cumprido todos os objetivos da aula e sido capaz de refletir sobre possíveis novos assuntos relacionados ao tema. A análise de dados seguiu a metodologia da Análise de Conteúdo de Bardin, com a definição de categorias temáticas. De modo geral, 68,4% dos estudantes julgaram alcançar o nível máximo de aprendizagem; 94,7% reconheceram o papel da ABP como abordagem relevante para a investigação de temas ambientais e para a formação docente. Os resultados da Unidade II revelaram dificuldades no cumprimento do objetivo atitudinal. Porém, com as ações de intervenção da Unidade III, é destacada a facilidade de relacionar a teoria com a prática. Também, foram reconhecidos os desafios e entraves no processo de autoavaliação. A pesquisa evidenciou que as rubricas contribuíram para a metacognição e o pensamento crítico dos licenciandos, permitindo ao professor replanejar as estratégias pedagógicas ao longo do percurso, com foco na promoção da aprendizagem significativa e na formação de educadores ambientais ecopolíticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8616_TB7052_30102025233332.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SINDIANY SUELEN CADUDA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SINDIANY"
    "autor_email" => "sindiany@academico.ufs.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127953
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7052
    "inscrito_id" => 8616
    "titulo" => "CONCEITOS, AÇÕES E ATITUDES NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A AUTOAVALIÇÃO POR RUBRICAS NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS"
    "resumo" => "A autoavaliação é uma prática fundamental na educação, pois tem como foco a regulação da aprendizagem. Este trabalho objetiva investigar as contribuições das rubricas de autoavaliação como técnicas de metacognição associadas a vivência teórico-prática de estudantes durante a execução da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), no contexto da disciplina “Educação Ambiental e Ensino”. De abordagem qualitativa, os dados foram coletados através de formulários, estruturados no Google Forms, durante a realização da disciplina, ofertada pelo curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, da Universidade Federal de Sergipe. As respostas dos estudantes foram baseadas na observação de objetivos vinculados à tipologia de conteúdos de Zabala (1998), nas Unidades II e III. Participaram 19 estudantes, que atribuíram notas ao próprio desempenho em cada atividade, variando entre os níveis de um até cinco. Neste último nível, o estudante avaliava ter cumprido todos os objetivos da aula e sido capaz de refletir sobre possíveis novos assuntos relacionados ao tema. A análise de dados seguiu a metodologia da Análise de Conteúdo de Bardin, com a definição de categorias temáticas. De modo geral, 68,4% dos estudantes julgaram alcançar o nível máximo de aprendizagem; 94,7% reconheceram o papel da ABP como abordagem relevante para a investigação de temas ambientais e para a formação docente. Os resultados da Unidade II revelaram dificuldades no cumprimento do objetivo atitudinal. Porém, com as ações de intervenção da Unidade III, é destacada a facilidade de relacionar a teoria com a prática. Também, foram reconhecidos os desafios e entraves no processo de autoavaliação. A pesquisa evidenciou que as rubricas contribuíram para a metacognição e o pensamento crítico dos licenciandos, permitindo ao professor replanejar as estratégias pedagógicas ao longo do percurso, com foco na promoção da aprendizagem significativa e na formação de educadores ambientais ecopolíticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8616_TB7052_30102025233332.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SINDIANY SUELEN CADUDA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SINDIANY"
    "autor_email" => "sindiany@academico.ufs.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A autoavaliação é uma prática fundamental na educação, pois tem como foco a regulação da aprendizagem. Este trabalho objetiva investigar as contribuições das rubricas de autoavaliação como técnicas de metacognição associadas a vivência teórico-prática de estudantes durante a execução da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), no contexto da disciplina “Educação Ambiental e Ensino”. De abordagem qualitativa, os dados foram coletados através de formulários, estruturados no Google Forms, durante a realização da disciplina, ofertada pelo curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, da Universidade Federal de Sergipe. As respostas dos estudantes foram baseadas na observação de objetivos vinculados à tipologia de conteúdos de Zabala (1998), nas Unidades II e III. Participaram 19 estudantes, que atribuíram notas ao próprio desempenho em cada atividade, variando entre os níveis de um até cinco. Neste último nível, o estudante avaliava ter cumprido todos os objetivos da aula e sido capaz de refletir sobre possíveis novos assuntos relacionados ao tema. A análise de dados seguiu a metodologia da Análise de Conteúdo de Bardin, com a definição de categorias temáticas. De modo geral, 68,4% dos estudantes julgaram alcançar o nível máximo de aprendizagem; 94,7% reconheceram o papel da ABP como abordagem relevante para a investigação de temas ambientais e para a formação docente. Os resultados da Unidade II revelaram dificuldades no cumprimento do objetivo atitudinal. Porém, com as ações de intervenção da Unidade III, é destacada a facilidade de relacionar a teoria com a prática. Também, foram reconhecidos os desafios e entraves no processo de autoavaliação. A pesquisa evidenciou que as rubricas contribuíram para a metacognição e o pensamento crítico dos licenciandos, permitindo ao professor replanejar as estratégias pedagógicas ao longo do percurso, com foco na promoção da aprendizagem significativa e na formação de educadores ambientais ecopolíticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.