NEUROPSICOPEDAGOGIA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONTRIBUIÇÕES E BENEFÍCIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127954 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7057 "inscrito_id" => 15192 "titulo" => "NEUROPSICOPEDAGOGIA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONTRIBUIÇÕES E BENEFÍCIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O presente trabalho aborda a importância da neuropsicopedagogia, apresentando as contribuições e benefícios desse conhecimento para a educação especial e atuação na prática docente, para que o ensino mediado por professores aconteça de forma inclusiva. Isto porque, as práticas pedagógicas direcionadas aos alunos especiais geralmente acontecem de forma marginalizada e preconceituosa, ocasionando a exclusão escolar desses discentes. Para tanto, predomina-se o objetivo geral; destacar a importância das contribuições da neuropsicopedagogia para o desenvolvimento da aprendizagem. Dos objetivos específicos; entender a relação da neuropsicopedagogia com a educação especial no âmbito escolar; compreender as discussões acerca do processo de inclusão dos alunos com deficiência em sala de aula; analisar a necessidade da valorização da formação inicial e continuada dos professores. A metodologia usada foi de uma pesquisa bibliográfica, por meio de uma revisão de literatura, do tipo qualitativa e de natureza básica. Para tanto, foram usados critérios para seleção de bibliografia, assim foi selecionado livros e artigos científicos publicados nos últimos cinco anos para fundamentar o tema deste trabalho. Assim, trabalho perfaz uma discussão acerca dos campos de conhecimento da neurociência, psicologia e pedagogia, teorizando a relevância do neuropsicopedagogo no âmbito educacional e da implementação da neuropsicopedagogia quando inserido na educação especial, pois permite incluir os alunos com deficiências no processo de ensino-aprendizagem em sala regular, de forma inclusiva e com qualidade social, ética e moral, compreendendo as especificidades dos discentes especiais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15192_TB7057_30102025235050.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLAINE DE JESUS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GISLAINE" "autor_email" => "gislainesantos987@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127954 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7057 "inscrito_id" => 15192 "titulo" => "NEUROPSICOPEDAGOGIA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONTRIBUIÇÕES E BENEFÍCIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O presente trabalho aborda a importância da neuropsicopedagogia, apresentando as contribuições e benefícios desse conhecimento para a educação especial e atuação na prática docente, para que o ensino mediado por professores aconteça de forma inclusiva. Isto porque, as práticas pedagógicas direcionadas aos alunos especiais geralmente acontecem de forma marginalizada e preconceituosa, ocasionando a exclusão escolar desses discentes. Para tanto, predomina-se o objetivo geral; destacar a importância das contribuições da neuropsicopedagogia para o desenvolvimento da aprendizagem. Dos objetivos específicos; entender a relação da neuropsicopedagogia com a educação especial no âmbito escolar; compreender as discussões acerca do processo de inclusão dos alunos com deficiência em sala de aula; analisar a necessidade da valorização da formação inicial e continuada dos professores. A metodologia usada foi de uma pesquisa bibliográfica, por meio de uma revisão de literatura, do tipo qualitativa e de natureza básica. Para tanto, foram usados critérios para seleção de bibliografia, assim foi selecionado livros e artigos científicos publicados nos últimos cinco anos para fundamentar o tema deste trabalho. Assim, trabalho perfaz uma discussão acerca dos campos de conhecimento da neurociência, psicologia e pedagogia, teorizando a relevância do neuropsicopedagogo no âmbito educacional e da implementação da neuropsicopedagogia quando inserido na educação especial, pois permite incluir os alunos com deficiências no processo de ensino-aprendizagem em sala regular, de forma inclusiva e com qualidade social, ética e moral, compreendendo as especificidades dos discentes especiais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15192_TB7057_30102025235050.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLAINE DE JESUS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GISLAINE" "autor_email" => "gislainesantos987@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }