INTEGRAÇÃO ENTRE BOTÂNICA E MATEMÁTICA: UTILIZANDO UMA ATIVIDADE LÚDICA VISANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127955 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7065 "inscrito_id" => 15283 "titulo" => "INTEGRAÇÃO ENTRE BOTÂNICA E MATEMÁTICA: UTILIZANDO UMA ATIVIDADE LÚDICA VISANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho com abordagem qualitativa consiste na aplicação de uma atividade nomeada como caçada matemática das plantas, onde essa atividade traz a interdisciplinaridade entre a botânica e a matemática, dessa forma estimulando o conhecimento botânico e matemático, trabalho em equipe, raciocínio lógico e resolução de problemas. Esse trabalho será aplicado em uma instituição de tempo integral na cidade de Pedro II-PI, com alunos de duas turmas de 1ª série do ensino médio, com o objetivo de integrar conceitos matemáticos e botânicos, através de uma atividade lúdica, estimulando a reflexão e o raciocínio lógico. Os estudantes participaram de uma dinâmica que consistia na caçada de pistas que continha enigmas relacionando à matemática com elementos botânicos como formas geométricas, contagem e medidas das plantas. Os alunos foram separados em dois grupos e cada grupo recebeu a primeira pista e ao acertarem esse primeiro enigma eles buscaram os outros locais com as demais pistas sendo algumas dessas pistas escondidas em plantas reais e outras pistas escondidas em imagens de plantas que foram utilizadas nos enigmas. Além disso foi proposto uma abordagem integrando a geografia, ao instigar os estudantes sobre os tipos de plantas predominate de seu bioma consideDiante da aplicação dessa dinâmica, os resultados indicaram que os alunos conseguiram correlacionar conceitos matemáticos com os elementos botânicos, assim promovendo a interdisciplinaridade, além de relacionar duas áreas de forma lúdica dando espaço aos alunos para eles se expressarem e serem protagonistas da sua própria obtenção de conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15283_TB7065_30102025222818.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA BEZERRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "BIANCA" "autor_email" => "byankanascimento94@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127955 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7065 "inscrito_id" => 15283 "titulo" => "INTEGRAÇÃO ENTRE BOTÂNICA E MATEMÁTICA: UTILIZANDO UMA ATIVIDADE LÚDICA VISANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho com abordagem qualitativa consiste na aplicação de uma atividade nomeada como caçada matemática das plantas, onde essa atividade traz a interdisciplinaridade entre a botânica e a matemática, dessa forma estimulando o conhecimento botânico e matemático, trabalho em equipe, raciocínio lógico e resolução de problemas. Esse trabalho será aplicado em uma instituição de tempo integral na cidade de Pedro II-PI, com alunos de duas turmas de 1ª série do ensino médio, com o objetivo de integrar conceitos matemáticos e botânicos, através de uma atividade lúdica, estimulando a reflexão e o raciocínio lógico. Os estudantes participaram de uma dinâmica que consistia na caçada de pistas que continha enigmas relacionando à matemática com elementos botânicos como formas geométricas, contagem e medidas das plantas. Os alunos foram separados em dois grupos e cada grupo recebeu a primeira pista e ao acertarem esse primeiro enigma eles buscaram os outros locais com as demais pistas sendo algumas dessas pistas escondidas em plantas reais e outras pistas escondidas em imagens de plantas que foram utilizadas nos enigmas. Além disso foi proposto uma abordagem integrando a geografia, ao instigar os estudantes sobre os tipos de plantas predominate de seu bioma consideDiante da aplicação dessa dinâmica, os resultados indicaram que os alunos conseguiram correlacionar conceitos matemáticos com os elementos botânicos, assim promovendo a interdisciplinaridade, além de relacionar duas áreas de forma lúdica dando espaço aos alunos para eles se expressarem e serem protagonistas da sua própria obtenção de conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15283_TB7065_30102025222818.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA BEZERRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "BIANCA" "autor_email" => "byankanascimento94@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }