O MAL-ESTAR DOCENTE NA PESQUISA-INTERVENÇÃO DE ORIENTAÇÃO CLÍNICA: UMA ANÁLISE COM SUJEITOS E NÃO SOBRE ELES
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O autor aborda a crise estrutural que afeta a docência, atualizando e aprofundando o debate sobre o "mal-estar" no contexto educacional atual. O autor parte de uma perspectiva crítica, articulando referências psicanalíticas, sociológicas e educacionais para desvendar as raízes do sofrimento docente, que transcende questões individuais e se enraíza em transformações históricas, políticas e culturais. A obra destaca como o mal-estar, antes associado a conflitos psíquicos individuais, assume hoje contornos coletivos, vinculados à precarização do trabalho educativo em meio a um cenário neoliberal. Fundamentada na metodologia pesquisa-intervenção de orientação clínica, Pereira combina investigação teórica com práticas de escuta e intervenção em contextos reais. Essa abordagem permite ao autor não apenas diagnosticar o mal-estar, mas interagir diretamente com professores, promovendo espaços de reflexão coletiva sobre suas vivências. 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