Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O MAL-ESTAR DOCENTE NA PESQUISA-INTERVENÇÃO DE ORIENTAÇÃO CLÍNICA: UMA ANÁLISE COM SUJEITOS E NÃO SOBRE ELES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127957
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7068
    "inscrito_id" => 9939
    "titulo" => "O MAL-ESTAR DOCENTE NA PESQUISA-INTERVENÇÃO DE ORIENTAÇÃO CLÍNICA: UMA ANÁLISE COM SUJEITOS E NÃO SOBRE ELES"
    "resumo" => "Este trabalho propõe analisar a obra "O Nome Atual do Mal-Estar Docente", do Doutor em Psicologia e Educação, Marcelo Pereira – professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – e apresentar os aspectos transformadores dos métodos utilizados com os professores. O autor aborda a crise estrutural que afeta a docência, atualizando e aprofundando o debate sobre o "mal-estar" no contexto educacional atual. O autor parte de uma perspectiva crítica, articulando referências psicanalíticas, sociológicas e educacionais para desvendar as raízes do sofrimento docente, que transcende questões individuais e se enraíza em transformações históricas, políticas e culturais. A obra destaca como o mal-estar, antes associado a conflitos psíquicos individuais, assume hoje contornos coletivos, vinculados à precarização do trabalho educativo em meio a um cenário neoliberal. Fundamentada na metodologia pesquisa-intervenção de orientação clínica, Pereira combina investigação teórica com práticas de escuta e intervenção em contextos reais. Essa abordagem permite ao autor não apenas diagnosticar o mal-estar, mas interagir diretamente com professores, promovendo espaços de reflexão coletiva sobre suas vivências. Por meio de grupos de discussão, entrevistas clínicas e observação participante, Pereira capta as nuances do sofrimento docente, articulando narrativas pessoais a críticas estruturais. Central à metodologia do autor é a escuta psicanalítica, ferramenta essencial para compreender os estados depressivos e de esgotamento entre professores. O autor recorre a Freud e a psicanalistas contemporâneos para analisar como o mal-estar não se reduz a falhas individuais, mas emerge de conflitos entre desejos profissionais e as demandas alienantes do sistema educativo. A escuta clínica revela como a depressão docente está ligada à impossibilidade de sublimação do trabalho pedagógico – quando a criatividade e a autonomia são sufocadas por cobranças burocráticas e metas impostas. Ao acolher essas narrativas, o autor identifica padrões de sofrimento repetitivos, como a culpa internalizada por não corresponder a expectativas irreais, reforçando a necessidade de reconhecer o caráter sociopolítico do adoecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9939_TB7068_30102025212133.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LO-RUAMA LÓRING BASTOS"
    "autor_nome_curto" => "Lo-Ruama Bastos"
    "autor_email" => "loringbastos@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127957
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7068
    "inscrito_id" => 9939
    "titulo" => "O MAL-ESTAR DOCENTE NA PESQUISA-INTERVENÇÃO DE ORIENTAÇÃO CLÍNICA: UMA ANÁLISE COM SUJEITOS E NÃO SOBRE ELES"
    "resumo" => "Este trabalho propõe analisar a obra "O Nome Atual do Mal-Estar Docente", do Doutor em Psicologia e Educação, Marcelo Pereira – professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – e apresentar os aspectos transformadores dos métodos utilizados com os professores. O autor aborda a crise estrutural que afeta a docência, atualizando e aprofundando o debate sobre o "mal-estar" no contexto educacional atual. O autor parte de uma perspectiva crítica, articulando referências psicanalíticas, sociológicas e educacionais para desvendar as raízes do sofrimento docente, que transcende questões individuais e se enraíza em transformações históricas, políticas e culturais. A obra destaca como o mal-estar, antes associado a conflitos psíquicos individuais, assume hoje contornos coletivos, vinculados à precarização do trabalho educativo em meio a um cenário neoliberal. Fundamentada na metodologia pesquisa-intervenção de orientação clínica, Pereira combina investigação teórica com práticas de escuta e intervenção em contextos reais. Essa abordagem permite ao autor não apenas diagnosticar o mal-estar, mas interagir diretamente com professores, promovendo espaços de reflexão coletiva sobre suas vivências. Por meio de grupos de discussão, entrevistas clínicas e observação participante, Pereira capta as nuances do sofrimento docente, articulando narrativas pessoais a críticas estruturais. Central à metodologia do autor é a escuta psicanalítica, ferramenta essencial para compreender os estados depressivos e de esgotamento entre professores. O autor recorre a Freud e a psicanalistas contemporâneos para analisar como o mal-estar não se reduz a falhas individuais, mas emerge de conflitos entre desejos profissionais e as demandas alienantes do sistema educativo. A escuta clínica revela como a depressão docente está ligada à impossibilidade de sublimação do trabalho pedagógico – quando a criatividade e a autonomia são sufocadas por cobranças burocráticas e metas impostas. Ao acolher essas narrativas, o autor identifica padrões de sofrimento repetitivos, como a culpa internalizada por não corresponder a expectativas irreais, reforçando a necessidade de reconhecer o caráter sociopolítico do adoecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9939_TB7068_30102025212133.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LO-RUAMA LÓRING BASTOS"
    "autor_nome_curto" => "Lo-Ruama Bastos"
    "autor_email" => "loringbastos@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho propõe analisar a obra "O Nome Atual do Mal-Estar Docente", do Doutor em Psicologia e Educação, Marcelo Pereira – professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – e apresentar os aspectos transformadores dos métodos utilizados com os professores. O autor aborda a crise estrutural que afeta a docência, atualizando e aprofundando o debate sobre o "mal-estar" no contexto educacional atual. O autor parte de uma perspectiva crítica, articulando referências psicanalíticas, sociológicas e educacionais para desvendar as raízes do sofrimento docente, que transcende questões individuais e se enraíza em transformações históricas, políticas e culturais. A obra destaca como o mal-estar, antes associado a conflitos psíquicos individuais, assume hoje contornos coletivos, vinculados à precarização do trabalho educativo em meio a um cenário neoliberal. Fundamentada na metodologia pesquisa-intervenção de orientação clínica, Pereira combina investigação teórica com práticas de escuta e intervenção em contextos reais. Essa abordagem permite ao autor não apenas diagnosticar o mal-estar, mas interagir diretamente com professores, promovendo espaços de reflexão coletiva sobre suas vivências. Por meio de grupos de discussão, entrevistas clínicas e observação participante, Pereira capta as nuances do sofrimento docente, articulando narrativas pessoais a críticas estruturais. Central à metodologia do autor é a escuta psicanalítica, ferramenta essencial para compreender os estados depressivos e de esgotamento entre professores. O autor recorre a Freud e a psicanalistas contemporâneos para analisar como o mal-estar não se reduz a falhas individuais, mas emerge de conflitos entre desejos profissionais e as demandas alienantes do sistema educativo. A escuta clínica revela como a depressão docente está ligada à impossibilidade de sublimação do trabalho pedagógico – quando a criatividade e a autonomia são sufocadas por cobranças burocráticas e metas impostas. Ao acolher essas narrativas, o autor identifica padrões de sofrimento repetitivos, como a culpa internalizada por não corresponder a expectativas irreais, reforçando a necessidade de reconhecer o caráter sociopolítico do adoecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.