Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E PERCEPÇÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM MACEIÓ

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo investiga as percepções e práticas pedagógicas sobre gênero na Educação Infantil no município de Maceió, Alagoas, com o objetivo de analisar como docentes abordam questões de gênero em suas práticas diárias, visando desconstruir estereótipos sexistas e promover uma educação não excludente e equitativa. A pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de uma dissertação de mestrado, envolveu entrevistas semiestruturadas com educadores de dois Centros Municipais de Educação Infantil, além de análise das Orientações Curriculares da Rede Municipal de Maceió. Os resultados indicam que, embora as orientações curriculares contemplem o conceito de gênero, sua aplicação nas práticas pedagógicas diárias é ainda limitada. A principal dificuldade encontrada pelos docentes refere-se à falta de formação continuada, resistência institucional e a ausência de materiais pedagógicos adequados. Embora reconheçam a importância de trabalhar com as questões de gênero desde a primeira infância, muitos educadores relataram que as abordagens sobre gênero são superficiais e pontuais, muitas vezes restritas a datas comemorativas. A pesquisa aponta a necessidade de maior suporte institucional e a criação de políticas públicas que integrem o gênero de maneira transversal no currículo, promovendo, assim, práticas pedagógicas que favoreçam a igualdade de gênero e a desconstrução de estereótipos desde a infância. A educação é vista como um campo crucial para a transformação social, sendo essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

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