Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“O NÊGO SÓ SE LASCA, PROFESSORA”: A CONTEXTUALIZAÇÃO DO DISCURSO DE UM ALUNO E O RACISMO DA ESCOLA PÚBLICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho trata do discurso presente na fala de um aluno preto de uma escola pública e a sua relação com o rtacismo presente na escola. Objetiva contextualizar o discurso da fala de um aluno preto quando se dirigiu a uma gestora no espaço escolar dizendo: “o nêgo só se lasca, professora” e sua relação com o racismo dentro da escola pública. O combate ao racismo por meio de legislação educativa tem sido intensificado na sociedade, contudo, a educação para as relações étnico-raciais ainda não alcançou a formação dos professores e não foi posta em prática nas salas de aula das escolas públicas, uma vez que envolve interesses que estão imbricados na vida dos agressores que também ocupam os espaços de poder na escola e, além disso, precisa ser trabalhada a desconstrução do pensamento escravagista que ainda impera na sociedade brasileira, talvez alimentado por um discurso de que não existe racismo no Brasil. Nesse sentido, a realidade vivenciada pelos alunos pretos na escola pública, ainda excludente, possibilita que o aluno tenha uma percepção de que é tratado como “ser humano de menor valor”, inclusive, fazendo-o externar esse sentimento por meio da fala falada e que está inserta no título deste trabalho. A discussão é necessária para se tomar consciência do problema e discuti-lo na escola, assim, o tema é relevante para a escola e sociedade. Fundamenta-se na análise do discurso de um aluno de uma escola pública do Ceará e sua relação com a exclusão do negro e o racismo presente na escola. Tem como base, as premissas das diretrizes para a educação para as relações etnico-raciais e autores como Ferreira (2006), Souza (2018), Debret, Diânelo (2021), além de outros. Os resultados apontam que a escola pública ainda na implementou a educação para as relações etnico-raciais na dimensão necessária e isso contribui para a discriminação da população negra no seu interior, inclusive alimentando o discurso de que o negro deve viver à margem da sociedade.

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