DO PRONTO AO PENSADO: CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO REFLEXIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127962 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7084 "inscrito_id" => 11889 "titulo" => "DO PRONTO AO PENSADO: CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO REFLEXIVA" "resumo" => "A formação contextualizada, baseada em problemáticas reais, e sua capacidade de favorecer a construção da identidade reflexiva em professores da rede municipal de Redenção - CE, apresentam-se como o objeto de pesquisa deste trabalho. Ao compreendermos que existe uma lacuna significativa em como a formação contínua tem sido tradicionalmente conduzida: as abordagens predominantes ainda focam em aspectos técnicos e buscam fornecer “respostas prontas”, sem estimular os professores a refletirem criticamente sobre suas práticas. Nossa problemática se pauta na identidade reflexiva, que é essencial para uma prática pedagógica consciente, crítica e adaptável, mas que ainda é subexplorada nas propostas formativas. Este problema, amplamente reconhecido na literatura é a motivação para este estudo. Com uma perspectiva metodológica qualitativa, nos apoiamos em Nóvoa (2009), Schön (1983), Imbernón (2009), Pimenta (1999) e Alcarão (2011) para discutir sobre o professor reflexivo e sua construção a partir dos processos formativos. Além disso, exploramos algumas respostas de 20 docentes da Rede municipal de Redenção-Ceará, Ensino Fundamental, Anos Finais, através de um Google Forms, sobre a temática. A partir das respostas, constatamos que formações que se afastam do caráter puramente técnico e valorizam a realidade escolar promovem maior engajamento para que os docentes se tornem agentes ativos. Dessa forma, concluímos que investir em formações contextualizadas, com foco na identidade reflexiva, é essencial para fortalecer a autonomia docente e aprimorar a qualidade da prática pedagógica, permitindo que esses profissionais realizem ajustes em tempo real, em um diálogo direto com as situações vivenciadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11889_TB7084_30102025210239.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILENE FERREIRA DE SENA" "autor_nome_curto" => "EDILENE SENA" "autor_email" => "edilenesenauece@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127962 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7084 "inscrito_id" => 11889 "titulo" => "DO PRONTO AO PENSADO: CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO REFLEXIVA" "resumo" => "A formação contextualizada, baseada em problemáticas reais, e sua capacidade de favorecer a construção da identidade reflexiva em professores da rede municipal de Redenção - CE, apresentam-se como o objeto de pesquisa deste trabalho. Ao compreendermos que existe uma lacuna significativa em como a formação contínua tem sido tradicionalmente conduzida: as abordagens predominantes ainda focam em aspectos técnicos e buscam fornecer “respostas prontas”, sem estimular os professores a refletirem criticamente sobre suas práticas. Nossa problemática se pauta na identidade reflexiva, que é essencial para uma prática pedagógica consciente, crítica e adaptável, mas que ainda é subexplorada nas propostas formativas. Este problema, amplamente reconhecido na literatura é a motivação para este estudo. Com uma perspectiva metodológica qualitativa, nos apoiamos em Nóvoa (2009), Schön (1983), Imbernón (2009), Pimenta (1999) e Alcarão (2011) para discutir sobre o professor reflexivo e sua construção a partir dos processos formativos. Além disso, exploramos algumas respostas de 20 docentes da Rede municipal de Redenção-Ceará, Ensino Fundamental, Anos Finais, através de um Google Forms, sobre a temática. A partir das respostas, constatamos que formações que se afastam do caráter puramente técnico e valorizam a realidade escolar promovem maior engajamento para que os docentes se tornem agentes ativos. Dessa forma, concluímos que investir em formações contextualizadas, com foco na identidade reflexiva, é essencial para fortalecer a autonomia docente e aprimorar a qualidade da prática pedagógica, permitindo que esses profissionais realizem ajustes em tempo real, em um diálogo direto com as situações vivenciadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11889_TB7084_30102025210239.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILENE FERREIRA DE SENA" "autor_nome_curto" => "EDILENE SENA" "autor_email" => "edilenesenauece@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }