Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO PRONTO AO PENSADO: CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO REFLEXIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127962
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7084
    "inscrito_id" => 11889
    "titulo" => "DO PRONTO AO PENSADO: CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO REFLEXIVA"
    "resumo" => "A formação contextualizada, baseada em problemáticas reais, e sua capacidade de favorecer a construção da identidade reflexiva em professores da rede municipal de Redenção - CE, apresentam-se como o objeto de pesquisa deste trabalho. Ao compreendermos que existe uma lacuna significativa em como a formação contínua tem sido tradicionalmente conduzida: as abordagens predominantes ainda focam em aspectos técnicos e buscam fornecer “respostas prontas”, sem estimular os professores a refletirem criticamente sobre suas práticas. Nossa problemática se pauta na identidade reflexiva, que é essencial para uma prática pedagógica consciente, crítica e adaptável, mas que ainda é subexplorada nas propostas formativas. Este problema, amplamente reconhecido na literatura é a motivação para este estudo. Com uma perspectiva metodológica qualitativa, nos apoiamos em Nóvoa (2009), Schön (1983), Imbernón (2009), Pimenta (1999) e Alcarão (2011) para discutir sobre o professor reflexivo e sua construção a partir dos processos formativos. Além disso, exploramos algumas respostas de 20 docentes da Rede municipal de Redenção-Ceará, Ensino Fundamental, Anos Finais, através de um Google Forms, sobre a temática. A partir das respostas, constatamos que formações que se afastam do caráter puramente técnico e valorizam a realidade escolar promovem maior engajamento para que os docentes se tornem agentes ativos. Dessa forma, concluímos que investir em formações contextualizadas, com foco na identidade reflexiva, é essencial para fortalecer a autonomia docente e aprimorar a qualidade da prática pedagógica, permitindo que esses profissionais realizem ajustes em tempo real, em um diálogo direto com as situações vivenciadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11889_TB7084_30102025210239.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILENE FERREIRA DE SENA"
    "autor_nome_curto" => "EDILENE SENA"
    "autor_email" => "edilenesenauece@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127962
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7084
    "inscrito_id" => 11889
    "titulo" => "DO PRONTO AO PENSADO: CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO REFLEXIVA"
    "resumo" => "A formação contextualizada, baseada em problemáticas reais, e sua capacidade de favorecer a construção da identidade reflexiva em professores da rede municipal de Redenção - CE, apresentam-se como o objeto de pesquisa deste trabalho. Ao compreendermos que existe uma lacuna significativa em como a formação contínua tem sido tradicionalmente conduzida: as abordagens predominantes ainda focam em aspectos técnicos e buscam fornecer “respostas prontas”, sem estimular os professores a refletirem criticamente sobre suas práticas. Nossa problemática se pauta na identidade reflexiva, que é essencial para uma prática pedagógica consciente, crítica e adaptável, mas que ainda é subexplorada nas propostas formativas. Este problema, amplamente reconhecido na literatura é a motivação para este estudo. Com uma perspectiva metodológica qualitativa, nos apoiamos em Nóvoa (2009), Schön (1983), Imbernón (2009), Pimenta (1999) e Alcarão (2011) para discutir sobre o professor reflexivo e sua construção a partir dos processos formativos. Além disso, exploramos algumas respostas de 20 docentes da Rede municipal de Redenção-Ceará, Ensino Fundamental, Anos Finais, através de um Google Forms, sobre a temática. A partir das respostas, constatamos que formações que se afastam do caráter puramente técnico e valorizam a realidade escolar promovem maior engajamento para que os docentes se tornem agentes ativos. Dessa forma, concluímos que investir em formações contextualizadas, com foco na identidade reflexiva, é essencial para fortalecer a autonomia docente e aprimorar a qualidade da prática pedagógica, permitindo que esses profissionais realizem ajustes em tempo real, em um diálogo direto com as situações vivenciadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11889_TB7084_30102025210239.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILENE FERREIRA DE SENA"
    "autor_nome_curto" => "EDILENE SENA"
    "autor_email" => "edilenesenauece@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A formação contextualizada, baseada em problemáticas reais, e sua capacidade de favorecer a construção da identidade reflexiva em professores da rede municipal de Redenção - CE, apresentam-se como o objeto de pesquisa deste trabalho. Ao compreendermos que existe uma lacuna significativa em como a formação contínua tem sido tradicionalmente conduzida: as abordagens predominantes ainda focam em aspectos técnicos e buscam fornecer “respostas prontas”, sem estimular os professores a refletirem criticamente sobre suas práticas. Nossa problemática se pauta na identidade reflexiva, que é essencial para uma prática pedagógica consciente, crítica e adaptável, mas que ainda é subexplorada nas propostas formativas. Este problema, amplamente reconhecido na literatura é a motivação para este estudo. Com uma perspectiva metodológica qualitativa, nos apoiamos em Nóvoa (2009), Schön (1983), Imbernón (2009), Pimenta (1999) e Alcarão (2011) para discutir sobre o professor reflexivo e sua construção a partir dos processos formativos. Além disso, exploramos algumas respostas de 20 docentes da Rede municipal de Redenção-Ceará, Ensino Fundamental, Anos Finais, através de um Google Forms, sobre a temática. A partir das respostas, constatamos que formações que se afastam do caráter puramente técnico e valorizam a realidade escolar promovem maior engajamento para que os docentes se tornem agentes ativos. Dessa forma, concluímos que investir em formações contextualizadas, com foco na identidade reflexiva, é essencial para fortalecer a autonomia docente e aprimorar a qualidade da prática pedagógica, permitindo que esses profissionais realizem ajustes em tempo real, em um diálogo direto com as situações vivenciadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.