Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAÇA AOS ELEMENTOS: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICOPARAINCLUSÃO DE ESTUDANTES COM O TRANSTORNO DOESPECTROAUTISTA NA CIDADE DE SÃO RAIMUNDO NONATO– PI

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127963
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7094
    "inscrito_id" => 15350
    "titulo" => "CAÇA AOS ELEMENTOS: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICOPARAINCLUSÃO DE ESTUDANTES COM O TRANSTORNO DOESPECTROAUTISTA NA CIDADE DE SÃO RAIMUNDO NONATO– PI"
    "resumo" => "A educação inclusiva é caracterizada pela garantia de acesso à aprendizagem e ao desenvolvimento intelectual de todos os estudantes, em um ambiente que celebre e respeite suas individualidades, diferenças e potencialidades. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo relatar o desenvolvimento de um jogo didático intitulado Caça aos Elementos, como uma estratégia inovadora para o ensino da Tabela Periódica e da Configuração Eletrônica, para o 1º ano do Ensino Médio. Entendemos os jogos como ferramentas valiosas para engajar os estudantes, facilitando o entendimento dos conteúdos por meio de experiências práticas e imersivas. Nosso intuito é tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e inclusivo, especialmente para estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), alinhando-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei nº 13.146/2015 e a Lei nº 12.764/2012, que reconhece a Política Nacional dos Direitos da Pessoa com TEA. Trata-se de uma abordagem qualitativa, teórico-reflexiva e um relato de experiência. O jogo é estruturado como um tabuleiro estilizado da Tabela Periódica, com desafios, cartas e atividades que buscam explorar conceitos relacionados aos elementos químicos, suas propriedades, grupos/famílias e configuração eletrônica. Os estudantes lançam dados e movimentam suas peças pelo tabuleiro. Ao parar em uma casa, o participante responderá a um desafio relacionado ao elemento químico correspondente, abordando aspectos como nome, símbolo, grupo, família e configuração eletrônica. As respostas corretas rendem pontos, enquanto os erros podem resultar em oportunidades de reestudo. As casas especiais adicionam dinamismo com desafios como o “Quiz Relâmpago”, “Laboratório de Configuração Eletrônica” e o “Mistério do Grupo Periódico”. Portanto, esperamos que a inclusão escolar possa inspirar educadores a adotar práticas pedagógicas inovadoras, garantindo equidade e respeito a diversidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15350_TB7094_10112025183951.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA ALVES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA"
    "autor_email" => "andrezalves03@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127963
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7094
    "inscrito_id" => 15350
    "titulo" => "CAÇA AOS ELEMENTOS: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICOPARAINCLUSÃO DE ESTUDANTES COM O TRANSTORNO DOESPECTROAUTISTA NA CIDADE DE SÃO RAIMUNDO NONATO– PI"
    "resumo" => "A educação inclusiva é caracterizada pela garantia de acesso à aprendizagem e ao desenvolvimento intelectual de todos os estudantes, em um ambiente que celebre e respeite suas individualidades, diferenças e potencialidades. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo relatar o desenvolvimento de um jogo didático intitulado Caça aos Elementos, como uma estratégia inovadora para o ensino da Tabela Periódica e da Configuração Eletrônica, para o 1º ano do Ensino Médio. Entendemos os jogos como ferramentas valiosas para engajar os estudantes, facilitando o entendimento dos conteúdos por meio de experiências práticas e imersivas. Nosso intuito é tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e inclusivo, especialmente para estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), alinhando-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei nº 13.146/2015 e a Lei nº 12.764/2012, que reconhece a Política Nacional dos Direitos da Pessoa com TEA. Trata-se de uma abordagem qualitativa, teórico-reflexiva e um relato de experiência. O jogo é estruturado como um tabuleiro estilizado da Tabela Periódica, com desafios, cartas e atividades que buscam explorar conceitos relacionados aos elementos químicos, suas propriedades, grupos/famílias e configuração eletrônica. Os estudantes lançam dados e movimentam suas peças pelo tabuleiro. Ao parar em uma casa, o participante responderá a um desafio relacionado ao elemento químico correspondente, abordando aspectos como nome, símbolo, grupo, família e configuração eletrônica. As respostas corretas rendem pontos, enquanto os erros podem resultar em oportunidades de reestudo. As casas especiais adicionam dinamismo com desafios como o “Quiz Relâmpago”, “Laboratório de Configuração Eletrônica” e o “Mistério do Grupo Periódico”. Portanto, esperamos que a inclusão escolar possa inspirar educadores a adotar práticas pedagógicas inovadoras, garantindo equidade e respeito a diversidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15350_TB7094_10112025183951.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA ALVES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA"
    "autor_email" => "andrezalves03@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação inclusiva é caracterizada pela garantia de acesso à aprendizagem e ao desenvolvimento intelectual de todos os estudantes, em um ambiente que celebre e respeite suas individualidades, diferenças e potencialidades. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo relatar o desenvolvimento de um jogo didático intitulado Caça aos Elementos, como uma estratégia inovadora para o ensino da Tabela Periódica e da Configuração Eletrônica, para o 1º ano do Ensino Médio. Entendemos os jogos como ferramentas valiosas para engajar os estudantes, facilitando o entendimento dos conteúdos por meio de experiências práticas e imersivas. Nosso intuito é tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e inclusivo, especialmente para estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), alinhando-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei nº 13.146/2015 e a Lei nº 12.764/2012, que reconhece a Política Nacional dos Direitos da Pessoa com TEA. Trata-se de uma abordagem qualitativa, teórico-reflexiva e um relato de experiência. O jogo é estruturado como um tabuleiro estilizado da Tabela Periódica, com desafios, cartas e atividades que buscam explorar conceitos relacionados aos elementos químicos, suas propriedades, grupos/famílias e configuração eletrônica. Os estudantes lançam dados e movimentam suas peças pelo tabuleiro. Ao parar em uma casa, o participante responderá a um desafio relacionado ao elemento químico correspondente, abordando aspectos como nome, símbolo, grupo, família e configuração eletrônica. As respostas corretas rendem pontos, enquanto os erros podem resultar em oportunidades de reestudo. As casas especiais adicionam dinamismo com desafios como o “Quiz Relâmpago”, “Laboratório de Configuração Eletrônica” e o “Mistério do Grupo Periódico”. Portanto, esperamos que a inclusão escolar possa inspirar educadores a adotar práticas pedagógicas inovadoras, garantindo equidade e respeito a diversidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.