Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“HOMOSSEXUALIDADE É UM HOMEM QUE NÃO DEIXA DE SER HOMEM, MAS QUE SE ATRAI POR OUTRO HOMEM”: ABORDANDO DIVERSIDADE SEXUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127971
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7124
    "inscrito_id" => 6931
    "titulo" => "“HOMOSSEXUALIDADE É UM HOMEM QUE NÃO DEIXA DE SER HOMEM, MAS QUE SE ATRAI POR OUTRO HOMEM”: ABORDANDO DIVERSIDADE SEXUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente texto tem como propósito apresentar e analisar uma ação pedagógica desenvolvida no âmbito de uma pesquisa de mestrado realizada nos anos iniciais do ensino fundamental, especificamente no componente curricular de Ensino de Ciências. A atividade em questão consistiu na realização de um circuito em sala de aula, que objetivou a discussão das temáticas sexualidade e diversidade sexual. A pesquisa, de natureza colaborativa, foi conduzida em uma turma do 5º ano e envolveu a produção de distintos materiais empíricos ao longo de encontros, entrevistas e intervenções em sala de aula, realizadas com a participação da pesquisadora, da professora regente e das(os) vinte e oito estudantes. No decorrer dessa trajetória, realizamos uma aula/ação em forma de circuito/jogo recreativo de habilidades motoras e cognitivas, com desafios, obstáculos e perguntas perspectivando problematizações acerca da temática supracitada, que será apresentada e discutida neste texto. Este estudo estrutura-se nas seções a seguir: Introdução, que justifica a pesquisa, apresenta os objetivos e contextualiza a ação analisada; Metodologia, que descreve o tipo de investigação realizada, a ação eleita para análise e o referencial teórico-metodológico que se aproxima da perspectiva pós-estruturalista; Resultados e Discussão, tópico no qual apresentaremos e analisaremos a ação e as dinâmicas desenvolvidas; findando com as Considerações, seguida das Referências. Ao analisarmos a experiência proporcionada ao longo da proposta colaborativa, na aula/ação com foco na abordagem de sexualidade e diversidade sexual, percebemos que mesmo tendo se permitido, em alguns momentos a professora se posicionou demonstrando reafirmar alguns estereótipos e preconceitos que atravessam sua visão e práticas, no entanto, tanto a docente, quanto as(os) discentes, se envolveram no debate, problematizações e questionamentos acerca da temática, demonstrando os reflexos e importância da boa interação da turma com a professora, contexto que favoreceu a respectiva abordagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6931_TB7124_30102025164848.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAC CLEIDE DE JESUS BRAGA AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "MAC"
    "autor_email" => "mac.jbamaral@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127971
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7124
    "inscrito_id" => 6931
    "titulo" => "“HOMOSSEXUALIDADE É UM HOMEM QUE NÃO DEIXA DE SER HOMEM, MAS QUE SE ATRAI POR OUTRO HOMEM”: ABORDANDO DIVERSIDADE SEXUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente texto tem como propósito apresentar e analisar uma ação pedagógica desenvolvida no âmbito de uma pesquisa de mestrado realizada nos anos iniciais do ensino fundamental, especificamente no componente curricular de Ensino de Ciências. A atividade em questão consistiu na realização de um circuito em sala de aula, que objetivou a discussão das temáticas sexualidade e diversidade sexual. A pesquisa, de natureza colaborativa, foi conduzida em uma turma do 5º ano e envolveu a produção de distintos materiais empíricos ao longo de encontros, entrevistas e intervenções em sala de aula, realizadas com a participação da pesquisadora, da professora regente e das(os) vinte e oito estudantes. No decorrer dessa trajetória, realizamos uma aula/ação em forma de circuito/jogo recreativo de habilidades motoras e cognitivas, com desafios, obstáculos e perguntas perspectivando problematizações acerca da temática supracitada, que será apresentada e discutida neste texto. Este estudo estrutura-se nas seções a seguir: Introdução, que justifica a pesquisa, apresenta os objetivos e contextualiza a ação analisada; Metodologia, que descreve o tipo de investigação realizada, a ação eleita para análise e o referencial teórico-metodológico que se aproxima da perspectiva pós-estruturalista; Resultados e Discussão, tópico no qual apresentaremos e analisaremos a ação e as dinâmicas desenvolvidas; findando com as Considerações, seguida das Referências. Ao analisarmos a experiência proporcionada ao longo da proposta colaborativa, na aula/ação com foco na abordagem de sexualidade e diversidade sexual, percebemos que mesmo tendo se permitido, em alguns momentos a professora se posicionou demonstrando reafirmar alguns estereótipos e preconceitos que atravessam sua visão e práticas, no entanto, tanto a docente, quanto as(os) discentes, se envolveram no debate, problematizações e questionamentos acerca da temática, demonstrando os reflexos e importância da boa interação da turma com a professora, contexto que favoreceu a respectiva abordagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6931_TB7124_30102025164848.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAC CLEIDE DE JESUS BRAGA AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "MAC"
    "autor_email" => "mac.jbamaral@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente texto tem como propósito apresentar e analisar uma ação pedagógica desenvolvida no âmbito de uma pesquisa de mestrado realizada nos anos iniciais do ensino fundamental, especificamente no componente curricular de Ensino de Ciências. A atividade em questão consistiu na realização de um circuito em sala de aula, que objetivou a discussão das temáticas sexualidade e diversidade sexual. A pesquisa, de natureza colaborativa, foi conduzida em uma turma do 5º ano e envolveu a produção de distintos materiais empíricos ao longo de encontros, entrevistas e intervenções em sala de aula, realizadas com a participação da pesquisadora, da professora regente e das(os) vinte e oito estudantes. No decorrer dessa trajetória, realizamos uma aula/ação em forma de circuito/jogo recreativo de habilidades motoras e cognitivas, com desafios, obstáculos e perguntas perspectivando problematizações acerca da temática supracitada, que será apresentada e discutida neste texto. Este estudo estrutura-se nas seções a seguir: Introdução, que justifica a pesquisa, apresenta os objetivos e contextualiza a ação analisada; Metodologia, que descreve o tipo de investigação realizada, a ação eleita para análise e o referencial teórico-metodológico que se aproxima da perspectiva pós-estruturalista; Resultados e Discussão, tópico no qual apresentaremos e analisaremos a ação e as dinâmicas desenvolvidas; findando com as Considerações, seguida das Referências. Ao analisarmos a experiência proporcionada ao longo da proposta colaborativa, na aula/ação com foco na abordagem de sexualidade e diversidade sexual, percebemos que mesmo tendo se permitido, em alguns momentos a professora se posicionou demonstrando reafirmar alguns estereótipos e preconceitos que atravessam sua visão e práticas, no entanto, tanto a docente, quanto as(os) discentes, se envolveram no debate, problematizações e questionamentos acerca da temática, demonstrando os reflexos e importância da boa interação da turma com a professora, contexto que favoreceu a respectiva abordagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.