Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRABALHANDO COM EJA: A SOCIOLOGIA NO PRÉ-VESTIBULAR DO PROEJAICAP-UERJ (2023-2025)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127973
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7128
    "inscrito_id" => 3791
    "titulo" => "TRABALHANDO COM EJA: A SOCIOLOGIA NO PRÉ-VESTIBULAR DO PROEJAICAP-UERJ (2023-2025)"
    "resumo" => "Em 2023 teve início o Programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (PROEJAICAp-Uerj), tendo como uma das suas modalidades o Pré-vestibular social. A análise das experiências da equipe de Sociologia de 2023 para cá é o foco desta proposta. Temos investido em aulas que abordem conteúdos importantes para as provas do ENEM e da UERJ. A dinâmica de trabalho neste período, que conta com um coordenador e quatro bolsistas de Iniciação à Docência, envolve preparação de materiais didáticos, participação em eventos acadêmicos, aulas individuais, em duplas e coletivas e correção de redações e exercícios. Redações do ENEM que versaram sobre violência contra a mulher (2015), intolerância religiosa e combate ao racismo (2016) foram usadas como recursos para desenvolvermos conteúdos de gênero, intolerância e relações étnico-raciais, demonstrando como temas caros às Ciências Sociais são cobrados no ENEM. Também realizamos aulas sobre os temas das redações da UERJ. Em 2023 debatemos o livro “O Menino do Pijama Listrado” (John Boyne/2006), e o tema da redação foi “Qual seria, para você, a moral da história narrada em “O menino do pijama listrado””?. Em 2024 o foco foi no livro “O Conto da Aia” (Margaret Atwood/1985) e o tema da redação foi “O governo de uma nação pode exercer controle sobre o corpo feminino com base em princípios religiosos?”. Durante a Semana de Formação do PROEJAI (2024), por sua vez, oferecemos dois minicursos: um on-line, problematizando as questões do livro O Conto da Aia (está no Youtube do NEPE/CAp-UERJ); e outro presencial, sobre a contibuição de palavras africanas na formação da língua portuguesa. O êxito do trabalho no Pré-vestibular tem se dado em três frentes: as aprovações em vestibulares, o crescimento humano e intelectual dos estudantes, e a formação dos bolsistas, rumo à docência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3791_TB7128_04112025034834.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALACE FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "WALACE"
    "autor_email" => "walaceuerj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127973
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7128
    "inscrito_id" => 3791
    "titulo" => "TRABALHANDO COM EJA: A SOCIOLOGIA NO PRÉ-VESTIBULAR DO PROEJAICAP-UERJ (2023-2025)"
    "resumo" => "Em 2023 teve início o Programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (PROEJAICAp-Uerj), tendo como uma das suas modalidades o Pré-vestibular social. A análise das experiências da equipe de Sociologia de 2023 para cá é o foco desta proposta. Temos investido em aulas que abordem conteúdos importantes para as provas do ENEM e da UERJ. A dinâmica de trabalho neste período, que conta com um coordenador e quatro bolsistas de Iniciação à Docência, envolve preparação de materiais didáticos, participação em eventos acadêmicos, aulas individuais, em duplas e coletivas e correção de redações e exercícios. Redações do ENEM que versaram sobre violência contra a mulher (2015), intolerância religiosa e combate ao racismo (2016) foram usadas como recursos para desenvolvermos conteúdos de gênero, intolerância e relações étnico-raciais, demonstrando como temas caros às Ciências Sociais são cobrados no ENEM. Também realizamos aulas sobre os temas das redações da UERJ. Em 2023 debatemos o livro “O Menino do Pijama Listrado” (John Boyne/2006), e o tema da redação foi “Qual seria, para você, a moral da história narrada em “O menino do pijama listrado””?. Em 2024 o foco foi no livro “O Conto da Aia” (Margaret Atwood/1985) e o tema da redação foi “O governo de uma nação pode exercer controle sobre o corpo feminino com base em princípios religiosos?”. Durante a Semana de Formação do PROEJAI (2024), por sua vez, oferecemos dois minicursos: um on-line, problematizando as questões do livro O Conto da Aia (está no Youtube do NEPE/CAp-UERJ); e outro presencial, sobre a contibuição de palavras africanas na formação da língua portuguesa. O êxito do trabalho no Pré-vestibular tem se dado em três frentes: as aprovações em vestibulares, o crescimento humano e intelectual dos estudantes, e a formação dos bolsistas, rumo à docência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3791_TB7128_04112025034834.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALACE FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "WALACE"
    "autor_email" => "walaceuerj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Em 2023 teve início o Programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (PROEJAICAp-Uerj), tendo como uma das suas modalidades o Pré-vestibular social. A análise das experiências da equipe de Sociologia de 2023 para cá é o foco desta proposta. Temos investido em aulas que abordem conteúdos importantes para as provas do ENEM e da UERJ. A dinâmica de trabalho neste período, que conta com um coordenador e quatro bolsistas de Iniciação à Docência, envolve preparação de materiais didáticos, participação em eventos acadêmicos, aulas individuais, em duplas e coletivas e correção de redações e exercícios. Redações do ENEM que versaram sobre violência contra a mulher (2015), intolerância religiosa e combate ao racismo (2016) foram usadas como recursos para desenvolvermos conteúdos de gênero, intolerância e relações étnico-raciais, demonstrando como temas caros às Ciências Sociais são cobrados no ENEM. Também realizamos aulas sobre os temas das redações da UERJ. Em 2023 debatemos o livro “O Menino do Pijama Listrado” (John Boyne/2006), e o tema da redação foi “Qual seria, para você, a moral da história narrada em “O menino do pijama listrado””?. Em 2024 o foco foi no livro “O Conto da Aia” (Margaret Atwood/1985) e o tema da redação foi “O governo de uma nação pode exercer controle sobre o corpo feminino com base em princípios religiosos?”. Durante a Semana de Formação do PROEJAI (2024), por sua vez, oferecemos dois minicursos: um on-line, problematizando as questões do livro O Conto da Aia (está no Youtube do NEPE/CAp-UERJ); e outro presencial, sobre a contibuição de palavras africanas na formação da língua portuguesa. O êxito do trabalho no Pré-vestibular tem se dado em três frentes: as aprovações em vestibulares, o crescimento humano e intelectual dos estudantes, e a formação dos bolsistas, rumo à docência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.