EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA CONSTRUÇÃO DE RAÍZES E ASAS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127975 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7137 "inscrito_id" => 14454 "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA CONSTRUÇÃO DE RAÍZES E ASAS." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da educação emocional no contexto escolar, considerando-a como componente essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes. Fundamentado em uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, o estudo foi realizado por meio de revisão bibliográfica, com base em autores como Goleman (1995), Possebon (2024) e nos parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). A inteligência emocional, entendida como a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar emoções, é apresentada como um fator determinante para o sucesso acadêmico, as relações interpessoais e o bem-estar psíquico dos alunos. A escola, como espaço de convivência social, desempenha papel central no processo de alfabetização emocional, ao promover vínculos, segurança afetiva, reconhecimento de sentimentos e mediação de conflitos. O professor, nesse cenário, emerge como mediador emocional, exigindo preparo específico para integrar práticas socioemocionais ao currículo. A pesquisa evidenciou que projetos de educação emocional, como o SEL (Social and Emotional Learning), já implementados internacionalmente, têm impactado positivamente no clima escolar, na redução de conflitos e no aumento da empatia entre os alunos. No contexto brasileiro, destacam-se avanços pontuais e a necessidade de formação docente continuada, bem como políticas públicas que incluam de forma efetiva a dimensão emocional no projeto pedagógico das escolas. Conclui-se que a educação emocional, ao cultivar o autoconhecimento e a empatia, atua como raiz que ancora e asa que impulsiona o sujeito para uma aprendizagem mais significativa e humanizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14454_TB7137_29102025224756.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS COSTA XAVIER" "autor_nome_curto" => "Zeca" "autor_email" => "josecarlos.x.profissional@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127975 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7137 "inscrito_id" => 14454 "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA CONSTRUÇÃO DE RAÍZES E ASAS." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da educação emocional no contexto escolar, considerando-a como componente essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes. Fundamentado em uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, o estudo foi realizado por meio de revisão bibliográfica, com base em autores como Goleman (1995), Possebon (2024) e nos parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). A inteligência emocional, entendida como a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar emoções, é apresentada como um fator determinante para o sucesso acadêmico, as relações interpessoais e o bem-estar psíquico dos alunos. A escola, como espaço de convivência social, desempenha papel central no processo de alfabetização emocional, ao promover vínculos, segurança afetiva, reconhecimento de sentimentos e mediação de conflitos. O professor, nesse cenário, emerge como mediador emocional, exigindo preparo específico para integrar práticas socioemocionais ao currículo. A pesquisa evidenciou que projetos de educação emocional, como o SEL (Social and Emotional Learning), já implementados internacionalmente, têm impactado positivamente no clima escolar, na redução de conflitos e no aumento da empatia entre os alunos. No contexto brasileiro, destacam-se avanços pontuais e a necessidade de formação docente continuada, bem como políticas públicas que incluam de forma efetiva a dimensão emocional no projeto pedagógico das escolas. Conclui-se que a educação emocional, ao cultivar o autoconhecimento e a empatia, atua como raiz que ancora e asa que impulsiona o sujeito para uma aprendizagem mais significativa e humanizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14454_TB7137_29102025224756.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS COSTA XAVIER" "autor_nome_curto" => "Zeca" "autor_email" => "josecarlos.x.profissional@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }