Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DO PROJETO VESTIBULANDO DA ESTAÇÃO CONHECIMENTO DE ARARI NA TRAJETÓRIA DOS ESTUDANTES DO IEMA PLENO DE VITÓRIA DO MEARIM

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência que analisa o impacto do Projeto Vestibulando, promovido pela Estação Conhecimento de Arari, na trajetória de estudantes do IEMA Pleno de Vitória do Mearim, da rede pública estadual do Maranhão. A Estação Conhecimento é uma organização social que, há mais de 12 anos, atua na promoção da garantia de direitos, por meio do fortalecimento de vínculos e da proteção social. O Projeto Vestibulando tem como objetivo oferecer suporte educacional gratuito a jovens que desejam ingressar no ensino superior ou técnico, por meio de aulas, orientação e acompanhamento pedagógico nas áreas exigidas nos principais processos seletivos. Com base na metodologia do estudo de caso (Yin, 2015) e apoiado em autores como Freire (1996), que defende a educação como prática da liberdade, e Arroyo (2012), que reconhece a juventude como sujeito histórico, compartilho como a participação nesse projeto ampliou as perspectivas de futuro, fortaleceu o desempenho escolar e motivou os estudantes a continuarem lutando por seus sonhos. Além dos conteúdos acadêmicos, o projeto tem proporcionado acolhimento, escuta, incentivo e senso de pertencimento, reafirmando o papel transformador da educação. Concluo que o Projeto Vestibulando tem sido essencial para a formação pessoal, acadêmica e cidadã dos participantes, reafirmando a importância de iniciativas como essa no enfrentamento das desigualdades educacionais.

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