A INTERFACE ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM OFICINAS DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127998 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7198 "inscrito_id" => 14476 "titulo" => "A INTERFACE ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM OFICINAS DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES" "resumo" => "A proposição de uma Educação Científica que contempla discussões sobre a participação de pessoas negras no processo de construção de conhecimentos atende não apenas à Lei 10.639/03 – que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no sistema de educação escolar brasileiro em todos os seus níveis –, mas também constitui uma alternativa para promover práticas pedagógicas que respeitem a diversidade sociocultural e suas interações com a ciência e tecnologia. Neste sentido, foi idealizada, planejada e executada, no segundo semestre de 2024, uma Oficina Didática Interdisciplinar (ODI), no âmbito de uma disciplina de licenciatura em ciências da natureza, com o propósito de fomentar um ensino inclusivo, por meio da valorização das contribuições negro-africanas à ciência. De modo geral, as ODIs visam potencializar ações colaborativas, a criatividade, bem como a autonomia e o protagonismo dos participantes. Isto posto, o objetivo do trabalho é apresentar um relato de experiência de uma ODI realizada com professores e estudantes do 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de São Raimundo Nonato (PI). Tomando como base o livro História preta das coisas: 50 Invenções científico-tecnológicas de pessoas negras (Pinheiro, 2021), as atividades envolveram a confecção de um boliche — inspirado em invenções de pessoas negras — e a elaboração de um mural com imagens e informações sobre cientistas negros(as) e suas produções. Os procedimentos metodológicos incluíram observações in loco, registros fotográficos, relatos dos participantes. Os dados foram analisados de forma qualitativa, a partir dos relatos e observações. Os resultados indicam que a oficina promoveu curiosidade, engajamento e reflexões acerca das relações étnico-raciais no contexto escolar, estimulou o protagonismo estudantil e o diálogo entre saberes acadêmicos e populares. A atividade evidenciou, ainda, o potencial das ODIs como estratégias formativas na perspectiva de uma educação científica antirracista, crítica e plural." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14476_TB7198_29102025125840.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FEREMIAS RIBEIRO BRITO" "autor_nome_curto" => "FEREMIAS" "autor_email" => "feremias.ribeiro@discente.univasf.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127998 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7198 "inscrito_id" => 14476 "titulo" => "A INTERFACE ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM OFICINAS DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES" "resumo" => "A proposição de uma Educação Científica que contempla discussões sobre a participação de pessoas negras no processo de construção de conhecimentos atende não apenas à Lei 10.639/03 – que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no sistema de educação escolar brasileiro em todos os seus níveis –, mas também constitui uma alternativa para promover práticas pedagógicas que respeitem a diversidade sociocultural e suas interações com a ciência e tecnologia. Neste sentido, foi idealizada, planejada e executada, no segundo semestre de 2024, uma Oficina Didática Interdisciplinar (ODI), no âmbito de uma disciplina de licenciatura em ciências da natureza, com o propósito de fomentar um ensino inclusivo, por meio da valorização das contribuições negro-africanas à ciência. De modo geral, as ODIs visam potencializar ações colaborativas, a criatividade, bem como a autonomia e o protagonismo dos participantes. Isto posto, o objetivo do trabalho é apresentar um relato de experiência de uma ODI realizada com professores e estudantes do 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de São Raimundo Nonato (PI). Tomando como base o livro História preta das coisas: 50 Invenções científico-tecnológicas de pessoas negras (Pinheiro, 2021), as atividades envolveram a confecção de um boliche — inspirado em invenções de pessoas negras — e a elaboração de um mural com imagens e informações sobre cientistas negros(as) e suas produções. Os procedimentos metodológicos incluíram observações in loco, registros fotográficos, relatos dos participantes. Os dados foram analisados de forma qualitativa, a partir dos relatos e observações. Os resultados indicam que a oficina promoveu curiosidade, engajamento e reflexões acerca das relações étnico-raciais no contexto escolar, estimulou o protagonismo estudantil e o diálogo entre saberes acadêmicos e populares. A atividade evidenciou, ainda, o potencial das ODIs como estratégias formativas na perspectiva de uma educação científica antirracista, crítica e plural." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14476_TB7198_29102025125840.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FEREMIAS RIBEIRO BRITO" "autor_nome_curto" => "FEREMIAS" "autor_email" => "feremias.ribeiro@discente.univasf.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }