Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CHARGE E ORALIDADE: UMA PROPOSTA À LUZ DO ENSINO DISCURSIVO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo tem como foco uma discussão teórica sobre a abordagem do gênero charge na sala de aula, no contexto de ensino discursivo e da oralidade como possibilidade de tornar o aluno um leitor crítico diante das vivências e situações comunicativas enquanto sujeito social. A proposta parte da problemática: O que fazer para melhorar o desenvolvimento da leitura crítica de charges no seio das práticas de recepção e de produção da oralidade? Como objetivo geral: analisar a importância da charge na sala de aula numa perspectiva discursiva e no âmbito da oralidade. E específicos: realizar uma discussão com charges sobre proibição de celular na escola tomando por base o sujeito social e as condições de produção do discurso; propor uma atividade discursiva com uso de charges. O desenvolvimento desse estudo se deu à luz dos conceitos da Análise do Discurso e da oralidade utilizando a charge como objeto de ensino, com o arcabouço teórico de Marcuschi (2001), Orlandi (2014), Elias (2018), entre outros e, metodologicamente, essa produção insere-se no campo da Análise do Discurso. Os resultados permitiram evidenciar que, no interior dessas modalidades, há variações que podem ser causadas pelos usos da linguagem enquanto práticas sociais ou por suas condições de produção que muito contribuem para a formação oral, crítica, reflexiva e comunicativa dos alunos.

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