MODELAGEM COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR COM ÊNFASE EM ESTRATÉGIAS DE TRATAMENTO ONCOLÓGICO
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Este trabalho propõe o uso de estratégias de controle ótimo e simulações numéricas como recurso didático no ensino de conteúdos relacionados à biologia celular, saúde pública e matemática. Utilizando dados do Plano Estadual de Oncologia do Maranhão, a proposta se ancora no modelo Gompertziano para explicar o crescimento tumoral e avaliar, de forma pedagógica, diferentes estratégias de quimioterapia. A metodologia didático-pedagógica envolve: i) integração curricular entre matemática, biologia e tecnologias digitais; ii) análise de dados do Plano Estadual de Oncologia do Maranhão para fomentar o pensamento crítico dos estudantes; iii) uso do software MATLAB® para realização de simulações, promovendo o letramento digital e científico; iv) reflexão interdisciplinar sobre os impactos dos tratamentos oncológicos e suas relações com a sociedade. A hipótese de eliminação logarítmica de Skipper é utilizada como base teórica para discussões em sala de aula, favorecendo a compreensão de conceitos como taxa de crescimento, função exponencial e resposta ao tratamento. Os resultados indicam que a aplicação dessas ferramentas promove um aprendizado ativo e contextualizado, aproximando os estudantes da realidade científica e ampliando sua compreensão sobre saúde e matemática aplicada. A abordagem favorece ainda a personalização da aprendizagem, permitindo que os parâmetros do modelo sejam ajustados conforme o nível de conhecimento dos estudantes, sempre alinhando-se às diretrizes pedagógicas para o ensino de Ciências da Natureza." 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