PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: PROMOVENDO A DIVERSIDADE E O PERTENCIMENTO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128007 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7217 "inscrito_id" => 4711 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: PROMOVENDO A DIVERSIDADE E O PERTENCIMENTO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL" "resumo" => "A educação integral visa o desenvolvimento completo dos alunos, considerando suas dimensões cognitivas, emocionais, sociais e culturais. No Ensino Fundamental I, é essencial incorporar práticas pedagógicas antirracistas, promovendo um ambiente inclusivo e respeitoso, onde todos os estudantes, independentemente de sua origem racial, possam se desenvolver plenamente. A combinação dessas duas abordagens fortalece a formação de crianças críticas e conscientes. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de apresentar as práticas pedagógicas antirracistas realizadas na educação integral no Ensino Fundamental I em uma escola Municipal da cidade de Bacabal, durante a pesquisa para o mestrado profissional, visando a formação de um ambiente escolar mais inclusivo e igualitário. Tendo em vista que o racismo ainda é um desafio no contexto educacional, refletindo-se em desigualdades no acesso e nas oportunidades de aprendizagem. A aplicação de práticas pedagógicas antirracistas é essencial para combater essas desigualdades, assegurando que os estudantes negros, tenham uma educação que valorize sua identidade e cultura. Para tanto foi necessário implementar atividades que abordassem a história e as culturas afro-brasileira no currículo escolar ;Pesquisar dinâmicas que incentivem o respeito à diversidade racial. Realizou-se assim, uma pesquisa de campo do tipo pesquisa ação, com uma abordagem qualitativa, alinhada a uma pesquisa bibliográfica a partir de referenciais de Gomes(2024),Munanga (2023) e Brasil(2023).Diante disso, verificou-se que é importante uma maior conscientização dos alunos sobre as questões raciais, para que haja uma redução de comportamentos discriminatórios, assim como o fortalecimento da autoestima de estudantes negros, promovendo assim o pertencimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4711_TB7217_30102025200602.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EBENEZER SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EBENEZER" "autor_email" => "ebenezer1946@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128007 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7217 "inscrito_id" => 4711 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: PROMOVENDO A DIVERSIDADE E O PERTENCIMENTO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL" "resumo" => "A educação integral visa o desenvolvimento completo dos alunos, considerando suas dimensões cognitivas, emocionais, sociais e culturais. No Ensino Fundamental I, é essencial incorporar práticas pedagógicas antirracistas, promovendo um ambiente inclusivo e respeitoso, onde todos os estudantes, independentemente de sua origem racial, possam se desenvolver plenamente. A combinação dessas duas abordagens fortalece a formação de crianças críticas e conscientes. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de apresentar as práticas pedagógicas antirracistas realizadas na educação integral no Ensino Fundamental I em uma escola Municipal da cidade de Bacabal, durante a pesquisa para o mestrado profissional, visando a formação de um ambiente escolar mais inclusivo e igualitário. Tendo em vista que o racismo ainda é um desafio no contexto educacional, refletindo-se em desigualdades no acesso e nas oportunidades de aprendizagem. A aplicação de práticas pedagógicas antirracistas é essencial para combater essas desigualdades, assegurando que os estudantes negros, tenham uma educação que valorize sua identidade e cultura. Para tanto foi necessário implementar atividades que abordassem a história e as culturas afro-brasileira no currículo escolar ;Pesquisar dinâmicas que incentivem o respeito à diversidade racial. Realizou-se assim, uma pesquisa de campo do tipo pesquisa ação, com uma abordagem qualitativa, alinhada a uma pesquisa bibliográfica a partir de referenciais de Gomes(2024),Munanga (2023) e Brasil(2023).Diante disso, verificou-se que é importante uma maior conscientização dos alunos sobre as questões raciais, para que haja uma redução de comportamentos discriminatórios, assim como o fortalecimento da autoestima de estudantes negros, promovendo assim o pertencimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4711_TB7217_30102025200602.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EBENEZER SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EBENEZER" "autor_email" => "ebenezer1946@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }