Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: PROMOVENDO A DIVERSIDADE E O PERTENCIMENTO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação integral visa o desenvolvimento completo dos alunos, considerando suas dimensões cognitivas, emocionais, sociais e culturais. No Ensino Fundamental I, é essencial incorporar práticas pedagógicas antirracistas, promovendo um ambiente inclusivo e respeitoso, onde todos os estudantes, independentemente de sua origem racial, possam se desenvolver plenamente. A combinação dessas duas abordagens fortalece a formação de crianças críticas e conscientes. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de apresentar as práticas pedagógicas antirracistas realizadas na educação integral no Ensino Fundamental I em uma escola Municipal da cidade de Bacabal, durante a pesquisa para o mestrado profissional, visando a formação de um ambiente escolar mais inclusivo e igualitário. Tendo em vista que o racismo ainda é um desafio no contexto educacional, refletindo-se em desigualdades no acesso e nas oportunidades de aprendizagem. A aplicação de práticas pedagógicas antirracistas é essencial para combater essas desigualdades, assegurando que os estudantes negros, tenham uma educação que valorize sua identidade e cultura. Para tanto foi necessário implementar atividades que abordassem a história e as culturas afro-brasileira no currículo escolar ;Pesquisar dinâmicas que incentivem o respeito à diversidade racial. Realizou-se assim, uma pesquisa de campo do tipo pesquisa ação, com uma abordagem qualitativa, alinhada a uma pesquisa bibliográfica a partir de referenciais de Gomes(2024),Munanga (2023) e Brasil(2023).Diante disso, verificou-se que é importante uma maior conscientização dos alunos sobre as questões raciais, para que haja uma redução de comportamentos discriminatórios, assim como o fortalecimento da autoestima de estudantes negros, promovendo assim o pertencimento.

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