Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESENVOLVIMENTO DE UM ROTEIRO PRÁTICO PARA TRABALHAR O CONCEITO DE SOLUBILIDADE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho traz um relato sobre o ensino de ciências para o Ensino Fundamental 1, seguindo um modelo de reforço pós-escola (afterschooling) no âmbito do projeto Reforço Solidário UFPE. O projeto firmou parceria com três escolas municipais que se localizam no entorno da universidade. Cada grupo de alunos teve quatro horas de atividades por semana distribuídas em dois encontros. Em planejamento de caráter contínuo, as crianças foram atendidas durante seis meses pelos tutores, que são discentes de cursos de licenciatura da UFPE. No âmbito do projeto, desenvolveu-se e utilizou-se um roteiro experimental para explorar o tema solubilidade com as crianças atendidas. Realizou-se atividades práticas para investigar a dissolução de diferentes substâncias em diversos solventes, como água, álcool e óleo. O objetivo foi proporcionar uma compreensão de como diferentes materiais se comportam ao interagir com solventes distintos. Durante as atividades, os estudantes utilizaram vidrarias de laboratório, como tubos de ensaio, para realizar os testes de solubilidade, observando se as substâncias se dissolviam ou permaneciam intactas em cada solvente. Ao longo da experimentação, as crianças registraram suas observações e realizaram uma série de exercícios relacionados ao tema. Também analisaram algumas condições que influenciam na dissolução, como temperatura e agitação. O uso de vidrarias e a possibilidade de observar os resultados de forma tangível tornaram a experiência mais envolvente, permitindo que as crianças compreendessem de forma lúdica e interativa o conceito de solubilidade.

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