MEMBRANA INTERATIVA: UM RECURSO DIGITAL PARA O ENSINO DA MEMBRANA PLASMÁTICA NAS AULAS DE BIOLOGIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128017 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7256 "inscrito_id" => 11011 "titulo" => "MEMBRANA INTERATIVA: UM RECURSO DIGITAL PARA O ENSINO DA MEMBRANA PLASMÁTICA NAS AULAS DE BIOLOGIA" "resumo" => "O ensino de Biologia apresenta desafios significativos, especialmente ao abordar temas de natureza abstrata e submicroscópica, como a estrutura da membrana plasmática. Muitos estudantes demonstram dificuldades na assimilação desses conteúdos, o que compromete a compreensão de conceitos fundamentais da Biologia Celular. Nesse cenário, o uso de tecnologias digitais interativas surge como uma alternativa promissora, favorecendo um aprendizado mais concreto, visual e significativo. Ferramentas como jogos educativos e plataformas interativas têm se destacado por promover maior engajamento e facilitar a compreensão de processos complexos. Este trabalho apresenta a “Membrana Interativa”, um recurso digital interativo desenvolvido com o objetivo de apoiar o ensino e a aprendizagem da composição e organização da membrana celular. Trata-se de uma ferramenta digital interativa que permite aos estudantes clicar e arrastar elementos como fosfolipídios, proteínas e colesterol para construir uma representação estrutural da bicamada lipídica. A proposta pode promover a aprendizagem ativa, incentivando a exploração autônoma e a visualização prática dos componentes da membrana plasmática, assim como de sua organização estrutural e das funções que desempenham. A criação do recurso envolveu a elaboração das ilustrações no Microsoft PowerPoint, com base em imagens consolidadas na literatura, utilizando cores, formas e uma organização visual que facilita a compreensão. Em seguida, os elementos gráficos foram inseridos na plataforma Genially, onde foi estruturado o sistema de interatividade. A “Membrana Interativa” é acessível por meio de computadores e dispositivos móveis, podendo ser utilizada em atividades extraclasse, reforço de conteúdo, avaliações formativas, além de ser aplicada em aulas presenciais e remotas. Espera-se que o uso dessa ferramenta contribua para a melhoria da compreensão conceitual dos estudantes e para o aumento do interesse pelas aulas de Biologia Celular. Como etapa futura, propõe-se a aplicação da “Membrana Interativa” com turmas do ensino médio, seguida de avaliação do impacto pedagógico na aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11011_TB7256_22102025170604.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILY GLÓRIA BARBOSA LIMA" "autor_nome_curto" => "EMILY" "autor_email" => "emily.gloria@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128017 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7256 "inscrito_id" => 11011 "titulo" => "MEMBRANA INTERATIVA: UM RECURSO DIGITAL PARA O ENSINO DA MEMBRANA PLASMÁTICA NAS AULAS DE BIOLOGIA" "resumo" => "O ensino de Biologia apresenta desafios significativos, especialmente ao abordar temas de natureza abstrata e submicroscópica, como a estrutura da membrana plasmática. Muitos estudantes demonstram dificuldades na assimilação desses conteúdos, o que compromete a compreensão de conceitos fundamentais da Biologia Celular. Nesse cenário, o uso de tecnologias digitais interativas surge como uma alternativa promissora, favorecendo um aprendizado mais concreto, visual e significativo. Ferramentas como jogos educativos e plataformas interativas têm se destacado por promover maior engajamento e facilitar a compreensão de processos complexos. Este trabalho apresenta a “Membrana Interativa”, um recurso digital interativo desenvolvido com o objetivo de apoiar o ensino e a aprendizagem da composição e organização da membrana celular. Trata-se de uma ferramenta digital interativa que permite aos estudantes clicar e arrastar elementos como fosfolipídios, proteínas e colesterol para construir uma representação estrutural da bicamada lipídica. A proposta pode promover a aprendizagem ativa, incentivando a exploração autônoma e a visualização prática dos componentes da membrana plasmática, assim como de sua organização estrutural e das funções que desempenham. A criação do recurso envolveu a elaboração das ilustrações no Microsoft PowerPoint, com base em imagens consolidadas na literatura, utilizando cores, formas e uma organização visual que facilita a compreensão. Em seguida, os elementos gráficos foram inseridos na plataforma Genially, onde foi estruturado o sistema de interatividade. A “Membrana Interativa” é acessível por meio de computadores e dispositivos móveis, podendo ser utilizada em atividades extraclasse, reforço de conteúdo, avaliações formativas, além de ser aplicada em aulas presenciais e remotas. Espera-se que o uso dessa ferramenta contribua para a melhoria da compreensão conceitual dos estudantes e para o aumento do interesse pelas aulas de Biologia Celular. Como etapa futura, propõe-se a aplicação da “Membrana Interativa” com turmas do ensino médio, seguida de avaliação do impacto pedagógico na aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11011_TB7256_22102025170604.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILY GLÓRIA BARBOSA LIMA" "autor_nome_curto" => "EMILY" "autor_email" => "emily.gloria@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }