Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: A CAMINHADA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM CUMARU – PE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral analisar o processo de consolidação da educação entre a teoria e a prática: a caminhada da educação inclusiva no município de Cumaru. Enfatizando os avanços obtidos, os desafios enfrentados as estratégias pedagógicas e institucionais adotadas pelas escolas da rede municipal de ensino. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se fundamenta na revisão de literatura especializada, na análise de documentos legais e institucionais, bem como na realização de entrevistas semiestruturadas com profissionais da educação, incluindo gestores escolares, professores regentes, docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e representantes da coordenação municipal de educação inclusiva. A investigação busca compreender de que forma os princípios da educação inclusiva, conforme estabelecido nas diretrizes nacionais, vêm sendo incorporados ao cotidiano escolar e às práticas pedagógicas desenvolvidas nas unidades de ensino locais. Os resultados apontam para o empenho da gestão municipal em promover ações de inclusão, com destaque para a formação continuada de professores, o fortalecimento do AEE, a implementação de salas de recursos multifuncionais e o estímulo à cultura da empatia e da diversidade nas escolas. Contudo, o estudo também evidencia a persistência de desafios estruturais, como a carência de materiais didáticos acessíveis, a inadequação de parte da infraestrutura escolar, e a insuficiência de preparo técnico-pedagógico por parte de alguns educadores. Soma-se a isso a presença de barreiras atitudinais e culturais que ainda limitam o pleno exercício do direito à educação por parte de estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas. Conclui-se que, embora a legislação represente um marco significativo no campo dos direitos educacionais, a efetivação da educação inclusiva em Cumaru-PE exige a articulação contínua entre políticas públicas, investimento em formação docente, apoio intersetorial e fortalecimento do compromisso ético-político com a equidade, a justiça social e o respeito à diversidade humana no ambiente escolar.

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