EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NA DISCIPLINA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128021 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7266 "inscrito_id" => 15684 "titulo" => "EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NA DISCIPLINA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO" "resumo" => "A monitoria é uma importante experiência para a formação do professor, especialmente pela oportunidade de aprofundamento de conteúdos, interação entre orientador, monitor e estudantes e reflexão sobre as metodologias de ensino. Nesse sentido, este resumo apresenta relato de experiência de monitoria no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, área Ciências da Natureza (LEDOC), da Universidade Federal do Piauí - UFPI. O objetivo foi refletir sobre a constituição da identidade docente na experiência de monitoria na disciplina Relações-étnico raciais. Trata-se de relato de experiência que, de acordo com Mussi, Flores e Almeida (2021), pretende, além da descrição da experiência vivida (experiência próxima), a valorização por meio do esforço acadêmico-científico explicativo, por meio da aplicação crítico-reflexiva com apoio teórico-metodológico (experiência distante). A monitoria, ao promover um espaço de mediação entre teoria e prática, configura-se como uma experiência formativa essencial na construção da identidade docente no contexto da LEDOC. Foi possível perceber que o papel da monitoria não é apenas auxiliar nas atividades propostas, mas participar ativamente das atividades no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a experiência permitiu compreender, de forma mais aprofundada, a importância das relações étnico-raciais no ambiente escolar, por uma educação antirracista, inclusiva e pluralista. As metodologias diversificadas empregadas na disciplina favoreceram momentos de escuta, diálogo e construção coletiva do conhecimento, promovendo reflexões significativas. Nesse sentido, a monitoria contribuiu para o desenvolvimento de competências docentes, como a capacidade de análise crítica das práticas pedagógicas, a sensibilidade para lidar com as diversidades culturais e étnicas, e a habilidade de articular teoria e prática. Conclui-se que a aprendizagem da docência durante a graduação é enriquecida com a experiência da monitoria, oportunidade em que o monitor experiencia maior proximidade com os conteúdos disciplinares, com o docente (orientador) e com os estudantes para constituir sua identidade como futuro docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15684_TB7266_30102025105836.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FABRÍCIA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "MARIA F Ribeiro" "autor_email" => "fabriciafnt15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128021 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7266 "inscrito_id" => 15684 "titulo" => "EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NA DISCIPLINA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO" "resumo" => "A monitoria é uma importante experiência para a formação do professor, especialmente pela oportunidade de aprofundamento de conteúdos, interação entre orientador, monitor e estudantes e reflexão sobre as metodologias de ensino. Nesse sentido, este resumo apresenta relato de experiência de monitoria no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, área Ciências da Natureza (LEDOC), da Universidade Federal do Piauí - UFPI. O objetivo foi refletir sobre a constituição da identidade docente na experiência de monitoria na disciplina Relações-étnico raciais. Trata-se de relato de experiência que, de acordo com Mussi, Flores e Almeida (2021), pretende, além da descrição da experiência vivida (experiência próxima), a valorização por meio do esforço acadêmico-científico explicativo, por meio da aplicação crítico-reflexiva com apoio teórico-metodológico (experiência distante). A monitoria, ao promover um espaço de mediação entre teoria e prática, configura-se como uma experiência formativa essencial na construção da identidade docente no contexto da LEDOC. Foi possível perceber que o papel da monitoria não é apenas auxiliar nas atividades propostas, mas participar ativamente das atividades no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a experiência permitiu compreender, de forma mais aprofundada, a importância das relações étnico-raciais no ambiente escolar, por uma educação antirracista, inclusiva e pluralista. As metodologias diversificadas empregadas na disciplina favoreceram momentos de escuta, diálogo e construção coletiva do conhecimento, promovendo reflexões significativas. Nesse sentido, a monitoria contribuiu para o desenvolvimento de competências docentes, como a capacidade de análise crítica das práticas pedagógicas, a sensibilidade para lidar com as diversidades culturais e étnicas, e a habilidade de articular teoria e prática. Conclui-se que a aprendizagem da docência durante a graduação é enriquecida com a experiência da monitoria, oportunidade em que o monitor experiencia maior proximidade com os conteúdos disciplinares, com o docente (orientador) e com os estudantes para constituir sua identidade como futuro docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15684_TB7266_30102025105836.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FABRÍCIA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "MARIA F Ribeiro" "autor_email" => "fabriciafnt15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }