Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS: DESAFIOS E CAMINHOS PARA O ACESSO À EDUCAÇÃO BÁSICA NA RELEVÂNCIA DOS SABERES LOCAIS DA COMUNIDADE CAMPESINA DE MALHADINHA-CUMARU-PE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre os movimentos sociais e a promoção do acesso à alfabetização à educação básica na relevância dos saberes locais da comunidade campesina de Malhadinha do município de Cumaru-PE. O estudo fundamenta-se em autores como Arroyo (2009), Freire (2005) e Molina (2011), que defendem a educação do campo como um direito e um processo de fortalecimento da identidade dos indivíduos campesinos. Destacando os desafios históricos e contemporâneos enfrentados pela população em situação de vulnerabilidade social. A pesquisa fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica e análise de documentos legais, relatórios institucionais e estudos de caso de experiências populares de educação. A partir do diálogo entre autores da educação popular, como Freire, e estudos recentes sobre políticas públicas educacionais, o artigo investiga como os movimentos sociais têm atuado como protagonistas na luta pelo direito à educação, especialmente em territórios marcados pela exclusão e desigualdade. A alfabetização, compreendida como um processo emancipador e político vão além do simples domínio da leitura e escrita, sendo concebida como ferramenta de transformação social. Os resultados apontam que, apesar de avanços legais e programáticos, como o Plano Nacional de Educação e as diretrizes curriculares para a Educação de Jovens e Adultos-EJA, ainda persistem barreiras significativas relacionadas à precarização das condições de ensino, à invisibilidade das demandas populares nos espaços de decisão e à ausência de diálogo entre políticas públicas e saberes comunitários. O estudo conclui que o fortalecimento da articulação entre Estado e movimentos sociais é essencial para a construção de práticas educativas mais democráticas, contextualizadas e comprometidas com a equidade no acesso à alfabetização e à educação básica no país.

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