Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As histórias em quadrinhos são uma importante mídia de consumo, sua influência é crescente no mundo inteiro, transpassando barreiras geográficas e culturais. McCloud (1993) argumenta que, ao recorrer à simplificação visual por meio dos chamados “cartuns”, os artistas conseguem se afastar dos detalhes realistas para representar apenas o essencial. Essa redução promove uma ampliação do significado da imagem e favorece a identificação por parte de um público mais amplo, algo que uma representação realista dificilmente alcançaria. A metodologia do trabalho consistiu em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, baseada nos critérios de Flick (2009). A coleta de dados foi realizada na plataforma de periódicos CAPES, com foco em publicações entre 2012 e 2022 com o objetivo de reunir e discutir como essas HQ’s vêm sendo trabalhadas nos últimos anos e quais as contribuições que essa mídia oferece ao ensino das ciências da natureza. Foram utilizados termos relacionados a quadrinhos e ensino de Ciências/Biologia. O trabalho destaca que as HQs, por combinarem linguagem visual e textual acessível, são eficazes para aproximar os alunos de conceitos científicos, tornando o conteúdo mais atrativo e compreensível. Além disso, seu potencial reflexivo e crítico contribui para o desenvolvimento da alfabetização científica, ao permitir que os alunos interpretem, questionem e relacionem ciência e sociedade. No entanto, ainda há resistência de parte dos docentes, que veem as HQs como simplificadas ou infantis. Essa visão reflete uma lacuna na formação docente, que muitas vezes não prepara o professor para trabalhar com recursos alternativos como as HQs, evidenciando como a falta de diálogo entre ciência e arte também compromete a qualidade das produções didáticas.

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