ESTRATÉGIAS E RECURSOS PARA TRABALHAR O DOMÍNIO COGNITIVO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128027 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7282 "inscrito_id" => 15884 "titulo" => "ESTRATÉGIAS E RECURSOS PARA TRABALHAR O DOMÍNIO COGNITIVO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "O desenvolvimento cognitivo é fundamental para o processo de aprendizagem especialmente quando se leva em conta as especificidades dos alunos da educação especial. Para isso é importante adotar estratégias e recursos pedagógicos que garantam as melhores condições para o desenvolvimento cognitivo e aprendizagem dos alunos. Esses recursos podem ser, inclusive, de baixo custo e elaborados pelo próprio professor, assim como as estratégias podem ser construídas de forma colaborativa, envolvendo não apenas o docente, mas todo o corpo escolar. O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de dissertação e tem como objetivo analisar a percepção de educadores sobre o uso de estratégias e recursos para trabalhar o domínio cognitivo com alunos da educação especial. Trata-se de uma pesquisa documental, cujos dados foram coletados em um fórum realizado durante uma formação, que contou com a participação de 126 profissionais da educação. A análise dos dados foi qualitativa, fundamentada na análise de conteúdo proposta por Bardin. Para este recorte, selecionamos a categoria de análise identificada na pesquisa como “estratégias e recursos para o trabalho com a diversidade de alunos”. A pesquisa tem como aporte teórico autores como Galvão Filho (2009), Santos e Cavalcante (2023), Fonseca e Magalhães (2024), Berch (2017), Cenci e Bastos (2022) entre outros pesquisadores. Os dados analisados evidenciam a necessidade do uso de recursos e estratégias, tais como: tecnologia assistiva, comunicação alternativa, desenho universal da aprendizagem, o desenvolvimento de um trabalho colaborativo, a exclusão de práticas capacitistas, entre outras abordagens voltadas à promoção de uma educação mais inclusiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15884_TB7282_29102025150220.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDERLÂNIA DANTAS RICARDO" "autor_nome_curto" => "VANDERLÂNIA" "autor_email" => "vanderlaniadantasricardo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128027 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7282 "inscrito_id" => 15884 "titulo" => "ESTRATÉGIAS E RECURSOS PARA TRABALHAR O DOMÍNIO COGNITIVO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "O desenvolvimento cognitivo é fundamental para o processo de aprendizagem especialmente quando se leva em conta as especificidades dos alunos da educação especial. Para isso é importante adotar estratégias e recursos pedagógicos que garantam as melhores condições para o desenvolvimento cognitivo e aprendizagem dos alunos. Esses recursos podem ser, inclusive, de baixo custo e elaborados pelo próprio professor, assim como as estratégias podem ser construídas de forma colaborativa, envolvendo não apenas o docente, mas todo o corpo escolar. O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de dissertação e tem como objetivo analisar a percepção de educadores sobre o uso de estratégias e recursos para trabalhar o domínio cognitivo com alunos da educação especial. Trata-se de uma pesquisa documental, cujos dados foram coletados em um fórum realizado durante uma formação, que contou com a participação de 126 profissionais da educação. A análise dos dados foi qualitativa, fundamentada na análise de conteúdo proposta por Bardin. Para este recorte, selecionamos a categoria de análise identificada na pesquisa como “estratégias e recursos para o trabalho com a diversidade de alunos”. A pesquisa tem como aporte teórico autores como Galvão Filho (2009), Santos e Cavalcante (2023), Fonseca e Magalhães (2024), Berch (2017), Cenci e Bastos (2022) entre outros pesquisadores. Os dados analisados evidenciam a necessidade do uso de recursos e estratégias, tais como: tecnologia assistiva, comunicação alternativa, desenho universal da aprendizagem, o desenvolvimento de um trabalho colaborativo, a exclusão de práticas capacitistas, entre outras abordagens voltadas à promoção de uma educação mais inclusiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15884_TB7282_29102025150220.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDERLÂNIA DANTAS RICARDO" "autor_nome_curto" => "VANDERLÂNIA" "autor_email" => "vanderlaniadantasricardo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }