Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS E RECURSOS PARA TRABALHAR O DOMÍNIO COGNITIVO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O desenvolvimento cognitivo é fundamental para o processo de aprendizagem especialmente quando se leva em conta as especificidades dos alunos da educação especial. Para isso é importante adotar estratégias e recursos pedagógicos que garantam as melhores condições para o desenvolvimento cognitivo e aprendizagem dos alunos. Esses recursos podem ser, inclusive, de baixo custo e elaborados pelo próprio professor, assim como as estratégias podem ser construídas de forma colaborativa, envolvendo não apenas o docente, mas todo o corpo escolar. O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de dissertação e tem como objetivo analisar a percepção de educadores sobre o uso de estratégias e recursos para trabalhar o domínio cognitivo com alunos da educação especial. Trata-se de uma pesquisa documental, cujos dados foram coletados em um fórum realizado durante uma formação, que contou com a participação de 126 profissionais da educação. A análise dos dados foi qualitativa, fundamentada na análise de conteúdo proposta por Bardin. Para este recorte, selecionamos a categoria de análise identificada na pesquisa como “estratégias e recursos para o trabalho com a diversidade de alunos”. A pesquisa tem como aporte teórico autores como Galvão Filho (2009), Santos e Cavalcante (2023), Fonseca e Magalhães (2024), Berch (2017), Cenci e Bastos (2022) entre outros pesquisadores. Os dados analisados evidenciam a necessidade do uso de recursos e estratégias, tais como: tecnologia assistiva, comunicação alternativa, desenho universal da aprendizagem, o desenvolvimento de um trabalho colaborativo, a exclusão de práticas capacitistas, entre outras abordagens voltadas à promoção de uma educação mais inclusiva.

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