“CADÊ O ESQUELETO QUE ESTAVA AQUI?” - UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA PARA EJA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128028 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7289 "inscrito_id" => 1887 "titulo" => "“CADÊ O ESQUELETO QUE ESTAVA AQUI?” - UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA PARA EJA" "resumo" => "Este trabalho apresenta estratégias pedagógicas que visam aproximar a materialidade dos conteúdos de Anatomia Humana para alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Modular do Centro Educacional de Jovens e Adultos da SEDUC/AL. Considerando os desafios da Educação Básica Pública, especialmente no que diz respeito à alocação de recursos e ambientes específicos para o ensino de Ciências e Biologia, a utilização de recursos de baixo custo e alta eficácia enriquece a sala de aula e o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo na EJA. O método utilizado neste trabalho envolveu a aplicação de metodologias ativas, destacando-se a Sala de Aula Invertida, que visa evidenciar o protagonismo estudantil, a Aprendizagem Baseada em Problemas, que relaciona conteúdos abstratos com a saúde, e o Body Painting, que resgata conhecimentos prévios por meio da prática, explorando dimensões anatômicas, fisiológicas e sociais dos sistemas do corpo humano. Os principais resultados deste trabalho destacam a efetividade da prática no público da EJA, pois os alunos desenvolveram habilidades e competências programadas, tais como a socialização de informações científicas, capacidade de síntese de assuntos curriculares em linguagem informal e apresentação oral e escrita de trabalhos para a comunidade escolar. Este trabalho enfatiza dois aspectos importantes para a Educação de Jovens e Adultos: 1) o protagonismo e a diversidade de conhecimentos prévios dos alunos, ressaltando a importância de propor maneiras distintas de aprender; 2) a necessidade do papel docente no planejamento de aulas conscientes e adaptadas ao processo de aprendizagem, valorizando a modalidade EJA e suas potencialidades para a sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1887_TB7289_30102025215818.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENO ANTONIO DA SILVA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "BRENO GONÇALVES" "autor_email" => "profbrenogoncalves@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128028 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7289 "inscrito_id" => 1887 "titulo" => "“CADÊ O ESQUELETO QUE ESTAVA AQUI?” - UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA PARA EJA" "resumo" => "Este trabalho apresenta estratégias pedagógicas que visam aproximar a materialidade dos conteúdos de Anatomia Humana para alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Modular do Centro Educacional de Jovens e Adultos da SEDUC/AL. Considerando os desafios da Educação Básica Pública, especialmente no que diz respeito à alocação de recursos e ambientes específicos para o ensino de Ciências e Biologia, a utilização de recursos de baixo custo e alta eficácia enriquece a sala de aula e o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo na EJA. O método utilizado neste trabalho envolveu a aplicação de metodologias ativas, destacando-se a Sala de Aula Invertida, que visa evidenciar o protagonismo estudantil, a Aprendizagem Baseada em Problemas, que relaciona conteúdos abstratos com a saúde, e o Body Painting, que resgata conhecimentos prévios por meio da prática, explorando dimensões anatômicas, fisiológicas e sociais dos sistemas do corpo humano. Os principais resultados deste trabalho destacam a efetividade da prática no público da EJA, pois os alunos desenvolveram habilidades e competências programadas, tais como a socialização de informações científicas, capacidade de síntese de assuntos curriculares em linguagem informal e apresentação oral e escrita de trabalhos para a comunidade escolar. Este trabalho enfatiza dois aspectos importantes para a Educação de Jovens e Adultos: 1) o protagonismo e a diversidade de conhecimentos prévios dos alunos, ressaltando a importância de propor maneiras distintas de aprender; 2) a necessidade do papel docente no planejamento de aulas conscientes e adaptadas ao processo de aprendizagem, valorizando a modalidade EJA e suas potencialidades para a sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1887_TB7289_30102025215818.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENO ANTONIO DA SILVA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "BRENO GONÇALVES" "autor_email" => "profbrenogoncalves@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }