O ENSINO DA LITERATURA & METODOLOGIAS ATIVAS: POSSIBILIDADES DE AQUISIÇÃO DE APRENDIZAGEM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128035 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7306 "inscrito_id" => 10566 "titulo" => "O ENSINO DA LITERATURA & METODOLOGIAS ATIVAS: POSSIBILIDADES DE AQUISIÇÃO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho examina o papel do ensino de literatura no desenvolvimento crítico e cultural dos estudantes, abordando o impacto das metodologias ativas como alternativas ao ensino tradicional. Inicialmente, discute-se a importância da literatura na formação do indivíduo, ressaltando como ela facilita a reflexão sobre valores, a condição humana e questões sociais. Aborda-se, em seguida, os desafios enfrentados pelo ensino de literatura, que, ao se basear em métodos expositivos e pouco conectados com a realidade dos alunos, muitas vezes resulta em desmotivação e falta de engajamento. A fundamentação teórica explora, com apoio de autores como Freire,Dewey e Zilberman, a necessidade de uma abordagem mais participativa, onde o estudante é incentivado a dialogar com o texto e refletir sobre sua aplicação na vida cotidiana. Em resposta a esses desafios, as metodologias ativas são discutidas como ferramentas inovadoras que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, promovendo a interpretação crítica e a autonomia. O estudo destaca exemplos de aplicação dessas metodologias, como a Aprendizagem Baseada em Problemas, a Gamificação e o Estudo de Caso e as Discussões em Grupos, e analisa os benefícios e desafios que elas apresentam para o ensino de literatura. A pesquisa conclui que, ao permitir uma conexão mais profunda entre os estudantes e os textos literários, as metodologias ativas contribuem significativamente para uma educação mais engajada e transformadora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10566_TB7306_30102025121130.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE DE ANDRADE GOMES" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alineandradegom3s@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128035 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7306 "inscrito_id" => 10566 "titulo" => "O ENSINO DA LITERATURA & METODOLOGIAS ATIVAS: POSSIBILIDADES DE AQUISIÇÃO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho examina o papel do ensino de literatura no desenvolvimento crítico e cultural dos estudantes, abordando o impacto das metodologias ativas como alternativas ao ensino tradicional. Inicialmente, discute-se a importância da literatura na formação do indivíduo, ressaltando como ela facilita a reflexão sobre valores, a condição humana e questões sociais. Aborda-se, em seguida, os desafios enfrentados pelo ensino de literatura, que, ao se basear em métodos expositivos e pouco conectados com a realidade dos alunos, muitas vezes resulta em desmotivação e falta de engajamento. A fundamentação teórica explora, com apoio de autores como Freire,Dewey e Zilberman, a necessidade de uma abordagem mais participativa, onde o estudante é incentivado a dialogar com o texto e refletir sobre sua aplicação na vida cotidiana. Em resposta a esses desafios, as metodologias ativas são discutidas como ferramentas inovadoras que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, promovendo a interpretação crítica e a autonomia. O estudo destaca exemplos de aplicação dessas metodologias, como a Aprendizagem Baseada em Problemas, a Gamificação e o Estudo de Caso e as Discussões em Grupos, e analisa os benefícios e desafios que elas apresentam para o ensino de literatura. A pesquisa conclui que, ao permitir uma conexão mais profunda entre os estudantes e os textos literários, as metodologias ativas contribuem significativamente para uma educação mais engajada e transformadora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10566_TB7306_30102025121130.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE DE ANDRADE GOMES" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alineandradegom3s@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }