PARÓDIAS COMO FERRAMENTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128040 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7324 "inscrito_id" => 11136 "titulo" => "PARÓDIAS COMO FERRAMENTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA." "resumo" => "O uso de paródias no ensino de química tem se destacado como uma abordagem criativa e eficiente, capaz de transformar a dinâmica das aulas e engajar os estudantes de maneira mais ativa. Essa ferramenta pedagógica utiliza músicas populares, adaptando suas letras para abordar conceitos químicos, o que favorece tanto a memorização quanto a compreensão de conteúdos mais complexos. As paródias são especialmente úteis para criar associações entre a química e situações do cotidiano, despertando a curiosidade e promovendo uma percepção mais positiva da disciplina. Além de estimular o interesse dos alunos, essa metodologia incentiva a participação, a criatividade e o trabalho colaborativo, gerando um ambiente de aprendizado mais descontraído e interativo. Outro aspecto relevante é o potencial das paródias para aproximar professores e estudantes, fortalecendo a relação entre ambos e promovendo momentos de diversão e troca de conhecimentos. Ao utilizar elementos da cultura popular, essa abordagem torna os conceitos químicos mais acessíveis e atraentes, contribuindo para a superação de barreiras comuns no ensino tradicional da disciplina. Além disso, as paródias demonstram a aplicabilidade da química em contextos variados, incluindo situações inusitadas, o que amplia a percepção dos alunos sobre sua relevância na vida cotidiana. Portanto, as paródias consolidam-se como uma poderosa alternativa pedagógica, capaz de enriquecer o ensino de química e tornar o aprendizado mais prazeroso e eficaz." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11136_TB7324_30102025180620.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEYSON CRISTIANO SILVA DE MELO" "autor_nome_curto" => "CLEYSON MELO" "autor_email" => "cleysonmelo14@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128040 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7324 "inscrito_id" => 11136 "titulo" => "PARÓDIAS COMO FERRAMENTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA." "resumo" => "O uso de paródias no ensino de química tem se destacado como uma abordagem criativa e eficiente, capaz de transformar a dinâmica das aulas e engajar os estudantes de maneira mais ativa. Essa ferramenta pedagógica utiliza músicas populares, adaptando suas letras para abordar conceitos químicos, o que favorece tanto a memorização quanto a compreensão de conteúdos mais complexos. As paródias são especialmente úteis para criar associações entre a química e situações do cotidiano, despertando a curiosidade e promovendo uma percepção mais positiva da disciplina. Além de estimular o interesse dos alunos, essa metodologia incentiva a participação, a criatividade e o trabalho colaborativo, gerando um ambiente de aprendizado mais descontraído e interativo. Outro aspecto relevante é o potencial das paródias para aproximar professores e estudantes, fortalecendo a relação entre ambos e promovendo momentos de diversão e troca de conhecimentos. Ao utilizar elementos da cultura popular, essa abordagem torna os conceitos químicos mais acessíveis e atraentes, contribuindo para a superação de barreiras comuns no ensino tradicional da disciplina. Além disso, as paródias demonstram a aplicabilidade da química em contextos variados, incluindo situações inusitadas, o que amplia a percepção dos alunos sobre sua relevância na vida cotidiana. Portanto, as paródias consolidam-se como uma poderosa alternativa pedagógica, capaz de enriquecer o ensino de química e tornar o aprendizado mais prazeroso e eficaz." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11136_TB7324_30102025180620.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEYSON CRISTIANO SILVA DE MELO" "autor_nome_curto" => "CLEYSON MELO" "autor_email" => "cleysonmelo14@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }