Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSFORMANDO CONTEÚDO EM DESAFIO: A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este relato de experiência apresenta o aplicativo "Reino da Matemática – 6º ano", desenvolvido para auxiliar na revisão dos conteúdos matemáticos do sexto ano do Ensino Fundamental. Criado para ser utilizado no quarto bimestre pelos estudantes da Escola Municipal Lêda Vargas Giannerini, São Gonçalo – RJ, o aplicativo tem como objetivo tornar o processo de revisão mais lúdico e motivador, estimulando o engajamento dos alunos por meio da gamificação digital. A pesquisa fundamenta-se na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), que enfatiza a necessidade de apropriação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ambiente escolar, garantindo uma aplicação crítica e significativa. Como apontam Franco, Porto e Almeida (2016), a simples inserção das TDICs não garante uma aprendizagem transformadora; é necessário integrá-las qualitativamente ao currículo e à prática docente. Freire (2009) ressalta a importância de superar a abordagem bancária da educação e estimular a autonomia dos estudantes no processo de aprendizado. A gamificação, conforme Chou (2019), possibilita um ambiente dinâmico e interativo, incentivando a participação dos discentes, enquanto Murr e Ferrari (2020) destacam seu potencial para tornar o aprendizado mais significativo, utilizando desafios e recompensas. Assim, conforme Morán (2015) e Salvado, Meirelles e Brião (2021), a gamificação se apresenta como um recurso capaz de fomentar o protagonismo estudantil e tornar o ensino mais envolvente. Como resultado da validação prévia, observou-se que os alunos se mostraram mais motivados e participativos na revisão dos conteúdos, reforçando o papel da gamificação como estratégia pedagógica eficaz. A experiência destaca que a interação digital pode proporcionar um ambiente mais envolvente, incentivando os estudantes a se tornarem protagonistas do próprio aprendizado.

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