Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE JOGOS TRADICIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA PRODUZIDOS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128046
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7338
    "inscrito_id" => 8968
    "titulo" => "USO DE JOGOS TRADICIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA PRODUZIDOS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO."
    "resumo" => "Uso de jogos tradicionais cada vez mais estão sendo utilizados em diferentes disciplinas na sala de aula, por meio dessa didática que os estudantes vem buscando terem o interesse pelo assunto estudado. Esta pesquisa foi elaborada pelos graduandos do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, campus Piranhas e também participantes do PIBID, este estudo teve sua prática na Escola Estadual João Francisco Soares, em Olho d’água do Casado/AL, adaptamos um jogo tradicional de tabuleiro sobre o tema de eletricidade para os discentes do 3º do ensino médio. Assim na visão de Piaget, a importância da construção ativa do conhecimento, sugerindo que as experiências práticas, como os jogos, são essenciais para a compreensão de conceitos. Dessa forma o presente trabalho tem como objetivo principal colaborar para o entendimento de conceitos abstratos da física de forma prática com os jogos tradicionais produzido com materiais de baixo custo. A prática nos mostrou que todos os alunos tiveram a curiosidade de aprender jogando, facilitou muito na hora de compreender de fato o assunto, porém a falta da linguagem matemática por alguns trouxe muita dificuldade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8968_TB7338_29102025154311.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAISE BATISTA DA CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "TAISE"
    "autor_email" => "tbc1@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128046
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7338
    "inscrito_id" => 8968
    "titulo" => "USO DE JOGOS TRADICIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA PRODUZIDOS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO."
    "resumo" => "Uso de jogos tradicionais cada vez mais estão sendo utilizados em diferentes disciplinas na sala de aula, por meio dessa didática que os estudantes vem buscando terem o interesse pelo assunto estudado. Esta pesquisa foi elaborada pelos graduandos do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, campus Piranhas e também participantes do PIBID, este estudo teve sua prática na Escola Estadual João Francisco Soares, em Olho d’água do Casado/AL, adaptamos um jogo tradicional de tabuleiro sobre o tema de eletricidade para os discentes do 3º do ensino médio. Assim na visão de Piaget, a importância da construção ativa do conhecimento, sugerindo que as experiências práticas, como os jogos, são essenciais para a compreensão de conceitos. Dessa forma o presente trabalho tem como objetivo principal colaborar para o entendimento de conceitos abstratos da física de forma prática com os jogos tradicionais produzido com materiais de baixo custo. A prática nos mostrou que todos os alunos tiveram a curiosidade de aprender jogando, facilitou muito na hora de compreender de fato o assunto, porém a falta da linguagem matemática por alguns trouxe muita dificuldade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8968_TB7338_29102025154311.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAISE BATISTA DA CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "TAISE"
    "autor_email" => "tbc1@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Uso de jogos tradicionais cada vez mais estão sendo utilizados em diferentes disciplinas na sala de aula, por meio dessa didática que os estudantes vem buscando terem o interesse pelo assunto estudado. Esta pesquisa foi elaborada pelos graduandos do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, campus Piranhas e também participantes do PIBID, este estudo teve sua prática na Escola Estadual João Francisco Soares, em Olho d’água do Casado/AL, adaptamos um jogo tradicional de tabuleiro sobre o tema de eletricidade para os discentes do 3º do ensino médio. Assim na visão de Piaget, a importância da construção ativa do conhecimento, sugerindo que as experiências práticas, como os jogos, são essenciais para a compreensão de conceitos. Dessa forma o presente trabalho tem como objetivo principal colaborar para o entendimento de conceitos abstratos da física de forma prática com os jogos tradicionais produzido com materiais de baixo custo. A prática nos mostrou que todos os alunos tiveram a curiosidade de aprender jogando, facilitou muito na hora de compreender de fato o assunto, porém a falta da linguagem matemática por alguns trouxe muita dificuldade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.