O ESTÁGIO COMO COMPONENTE CURRICULAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS DESAFIOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NO CRATO-CE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128047 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7339 "inscrito_id" => 13295 "titulo" => "O ESTÁGIO COMO COMPONENTE CURRICULAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS DESAFIOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NO CRATO-CE: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O trabalho intitulado estágio como componente curricular para a formação de professores e seus desafios em uma escola de ensino médio no Crato -CE: relato de experiência, tem por objetivo descrever como se dá o contato e o aprendizado do professor em formação na disciplina de estágio supervisionado no ensino médio. De forma específica busca-se ainda compreender como se dá o dia a dia do professor na escola, frente as demandas de ensino e os desafios relacionados com as demandas e experiencias vividas no estágio supervisionado na disciplina Biologia no ensino médio e suas perspectivas metodológicas a partir do relato de experiencia na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Estado da Bahia, nas turmas de 1°, 2° e 3° anos, bem como nas eletivas de Anatomia e Genética. Sendo uma turma de 1° ano, três turmas de 2° anos e três turmas de 3° anos, com uma média de frequência de 30 alunos por turma, já nas eletivas tinha uma média de 10 alunos por disciplina. Sendo observado uma certa infrequência nas eletivas, e uma boa média participativa nas turmas do componente curricular comum, embora alguns dos estudantes ainda se encontravam em adaptação ao ensino integral . Dessa forma pode-se entender a importância da pratica de ensino através do estágio supervisionado, mediante o processo de formação de professores para que possa entender o dia a dia em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13295_TB7339_17102025214407.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MARCOS GONÇALVES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ MARCOS" "autor_email" => "josemarcos.gn@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128047 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7339 "inscrito_id" => 13295 "titulo" => "O ESTÁGIO COMO COMPONENTE CURRICULAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS DESAFIOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NO CRATO-CE: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O trabalho intitulado estágio como componente curricular para a formação de professores e seus desafios em uma escola de ensino médio no Crato -CE: relato de experiência, tem por objetivo descrever como se dá o contato e o aprendizado do professor em formação na disciplina de estágio supervisionado no ensino médio. De forma específica busca-se ainda compreender como se dá o dia a dia do professor na escola, frente as demandas de ensino e os desafios relacionados com as demandas e experiencias vividas no estágio supervisionado na disciplina Biologia no ensino médio e suas perspectivas metodológicas a partir do relato de experiencia na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Estado da Bahia, nas turmas de 1°, 2° e 3° anos, bem como nas eletivas de Anatomia e Genética. Sendo uma turma de 1° ano, três turmas de 2° anos e três turmas de 3° anos, com uma média de frequência de 30 alunos por turma, já nas eletivas tinha uma média de 10 alunos por disciplina. Sendo observado uma certa infrequência nas eletivas, e uma boa média participativa nas turmas do componente curricular comum, embora alguns dos estudantes ainda se encontravam em adaptação ao ensino integral . Dessa forma pode-se entender a importância da pratica de ensino através do estágio supervisionado, mediante o processo de formação de professores para que possa entender o dia a dia em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13295_TB7339_17102025214407.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MARCOS GONÇALVES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ MARCOS" "autor_email" => "josemarcos.gn@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }