Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

(MULTI) LETRAMENTO EM PRÁTICA: A INTEGRAÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL E LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DO JOGO “BLACK STORIES”

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128052
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7356
    "inscrito_id" => 16220
    "titulo" => "(MULTI) LETRAMENTO EM PRÁTICA: A INTEGRAÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL E LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DO JOGO “BLACK STORIES”"
    "resumo" => "A pesquisa discute a interação entre o letramento digital e o letramento literário sob a perspectiva dos multiletramentos no contexto do Ensino Médio. Com abordagem quali-quantitativa, de natureza bibliográfica e de campo, onde investiga como a articulação entre diferentes tipos de letramento pode promover uma formação leitora crítica e significativa. O estudo parte da compreensão de que as práticas escolares precisam dialogar com as múltiplas linguagens presentes no cotidiano dos estudantes, promovendo uma formação leitora mais crítica, ampla e conectada às tecnologias contemporâneas. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Rojo (2012), Coscarelli (2016), Soares (2004), Kleiman (2005), Marcuschi (2008), dentre outros, que discutem os letramentos em suas diferentes dimensões e a importância de práticas pedagógicas contextualizadas. A investigação de campo foi realizada com turmas do Ensino Médio em uma escola pública na cidade de Aguiarnópolis-TO, equipada com recursos digitais, onde se utilizou o jogo “Black Stories” como ferramenta didática. O jogo, fundamentado no gênero conto e composto por enigmas narrativos, foi explorado colaborativamente pelos alunos por meio dos MacBooks. A proposta buscou analisar a compreensão textual, os aspectos literários e verificar como o ambiente digital potencializa o engajamento e a construção coletiva de sentidos. Os resultados evidenciam que a integração entre literatura e tecnologia, mediada por propostas interativas, favorece o desenvolvimento de habilidades leitoras e interpretativas, além de ampliar a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. A experiência mostrou-se eficaz ao aproximar os jovens da literatura de forma dinâmica e significativa, reafirmando, assim, o potencial dos multiletramentos como estratégia pedagógica. Conclui-se que unir letramento literário e digital por meio de práticas inovadoras valoriza a leitura literária e fortalece a competência leitora dos alunos frente às demandas comunicativas e sociais da contemporaneidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16220_TB7356_30102025103340.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFERSON DOS SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JEFERSON"
    "autor_email" => "jeferson.silva@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128052
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7356
    "inscrito_id" => 16220
    "titulo" => "(MULTI) LETRAMENTO EM PRÁTICA: A INTEGRAÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL E LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DO JOGO “BLACK STORIES”"
    "resumo" => "A pesquisa discute a interação entre o letramento digital e o letramento literário sob a perspectiva dos multiletramentos no contexto do Ensino Médio. Com abordagem quali-quantitativa, de natureza bibliográfica e de campo, onde investiga como a articulação entre diferentes tipos de letramento pode promover uma formação leitora crítica e significativa. O estudo parte da compreensão de que as práticas escolares precisam dialogar com as múltiplas linguagens presentes no cotidiano dos estudantes, promovendo uma formação leitora mais crítica, ampla e conectada às tecnologias contemporâneas. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Rojo (2012), Coscarelli (2016), Soares (2004), Kleiman (2005), Marcuschi (2008), dentre outros, que discutem os letramentos em suas diferentes dimensões e a importância de práticas pedagógicas contextualizadas. A investigação de campo foi realizada com turmas do Ensino Médio em uma escola pública na cidade de Aguiarnópolis-TO, equipada com recursos digitais, onde se utilizou o jogo “Black Stories” como ferramenta didática. O jogo, fundamentado no gênero conto e composto por enigmas narrativos, foi explorado colaborativamente pelos alunos por meio dos MacBooks. A proposta buscou analisar a compreensão textual, os aspectos literários e verificar como o ambiente digital potencializa o engajamento e a construção coletiva de sentidos. Os resultados evidenciam que a integração entre literatura e tecnologia, mediada por propostas interativas, favorece o desenvolvimento de habilidades leitoras e interpretativas, além de ampliar a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. A experiência mostrou-se eficaz ao aproximar os jovens da literatura de forma dinâmica e significativa, reafirmando, assim, o potencial dos multiletramentos como estratégia pedagógica. Conclui-se que unir letramento literário e digital por meio de práticas inovadoras valoriza a leitura literária e fortalece a competência leitora dos alunos frente às demandas comunicativas e sociais da contemporaneidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16220_TB7356_30102025103340.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFERSON DOS SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JEFERSON"
    "autor_email" => "jeferson.silva@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pesquisa discute a interação entre o letramento digital e o letramento literário sob a perspectiva dos multiletramentos no contexto do Ensino Médio. Com abordagem quali-quantitativa, de natureza bibliográfica e de campo, onde investiga como a articulação entre diferentes tipos de letramento pode promover uma formação leitora crítica e significativa. O estudo parte da compreensão de que as práticas escolares precisam dialogar com as múltiplas linguagens presentes no cotidiano dos estudantes, promovendo uma formação leitora mais crítica, ampla e conectada às tecnologias contemporâneas. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Rojo (2012), Coscarelli (2016), Soares (2004), Kleiman (2005), Marcuschi (2008), dentre outros, que discutem os letramentos em suas diferentes dimensões e a importância de práticas pedagógicas contextualizadas. A investigação de campo foi realizada com turmas do Ensino Médio em uma escola pública na cidade de Aguiarnópolis-TO, equipada com recursos digitais, onde se utilizou o jogo “Black Stories” como ferramenta didática. O jogo, fundamentado no gênero conto e composto por enigmas narrativos, foi explorado colaborativamente pelos alunos por meio dos MacBooks. A proposta buscou analisar a compreensão textual, os aspectos literários e verificar como o ambiente digital potencializa o engajamento e a construção coletiva de sentidos. Os resultados evidenciam que a integração entre literatura e tecnologia, mediada por propostas interativas, favorece o desenvolvimento de habilidades leitoras e interpretativas, além de ampliar a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. A experiência mostrou-se eficaz ao aproximar os jovens da literatura de forma dinâmica e significativa, reafirmando, assim, o potencial dos multiletramentos como estratégia pedagógica. Conclui-se que unir letramento literário e digital por meio de práticas inovadoras valoriza a leitura literária e fortalece a competência leitora dos alunos frente às demandas comunicativas e sociais da contemporaneidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.