(MULTI) LETRAMENTO EM PRÁTICA: A INTEGRAÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL E LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DO JOGO “BLACK STORIES”
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128052 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7356 "inscrito_id" => 16220 "titulo" => "(MULTI) LETRAMENTO EM PRÁTICA: A INTEGRAÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL E LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DO JOGO “BLACK STORIES”" "resumo" => "A pesquisa discute a interação entre o letramento digital e o letramento literário sob a perspectiva dos multiletramentos no contexto do Ensino Médio. Com abordagem quali-quantitativa, de natureza bibliográfica e de campo, onde investiga como a articulação entre diferentes tipos de letramento pode promover uma formação leitora crítica e significativa. O estudo parte da compreensão de que as práticas escolares precisam dialogar com as múltiplas linguagens presentes no cotidiano dos estudantes, promovendo uma formação leitora mais crítica, ampla e conectada às tecnologias contemporâneas. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Rojo (2012), Coscarelli (2016), Soares (2004), Kleiman (2005), Marcuschi (2008), dentre outros, que discutem os letramentos em suas diferentes dimensões e a importância de práticas pedagógicas contextualizadas. A investigação de campo foi realizada com turmas do Ensino Médio em uma escola pública na cidade de Aguiarnópolis-TO, equipada com recursos digitais, onde se utilizou o jogo “Black Stories” como ferramenta didática. O jogo, fundamentado no gênero conto e composto por enigmas narrativos, foi explorado colaborativamente pelos alunos por meio dos MacBooks. A proposta buscou analisar a compreensão textual, os aspectos literários e verificar como o ambiente digital potencializa o engajamento e a construção coletiva de sentidos. Os resultados evidenciam que a integração entre literatura e tecnologia, mediada por propostas interativas, favorece o desenvolvimento de habilidades leitoras e interpretativas, além de ampliar a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. A experiência mostrou-se eficaz ao aproximar os jovens da literatura de forma dinâmica e significativa, reafirmando, assim, o potencial dos multiletramentos como estratégia pedagógica. Conclui-se que unir letramento literário e digital por meio de práticas inovadoras valoriza a leitura literária e fortalece a competência leitora dos alunos frente às demandas comunicativas e sociais da contemporaneidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16220_TB7356_30102025103340.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON DOS SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JEFERSON" "autor_email" => "jeferson.silva@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128052 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7356 "inscrito_id" => 16220 "titulo" => "(MULTI) LETRAMENTO EM PRÁTICA: A INTEGRAÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL E LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DO JOGO “BLACK STORIES”" "resumo" => "A pesquisa discute a interação entre o letramento digital e o letramento literário sob a perspectiva dos multiletramentos no contexto do Ensino Médio. Com abordagem quali-quantitativa, de natureza bibliográfica e de campo, onde investiga como a articulação entre diferentes tipos de letramento pode promover uma formação leitora crítica e significativa. O estudo parte da compreensão de que as práticas escolares precisam dialogar com as múltiplas linguagens presentes no cotidiano dos estudantes, promovendo uma formação leitora mais crítica, ampla e conectada às tecnologias contemporâneas. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Rojo (2012), Coscarelli (2016), Soares (2004), Kleiman (2005), Marcuschi (2008), dentre outros, que discutem os letramentos em suas diferentes dimensões e a importância de práticas pedagógicas contextualizadas. A investigação de campo foi realizada com turmas do Ensino Médio em uma escola pública na cidade de Aguiarnópolis-TO, equipada com recursos digitais, onde se utilizou o jogo “Black Stories” como ferramenta didática. O jogo, fundamentado no gênero conto e composto por enigmas narrativos, foi explorado colaborativamente pelos alunos por meio dos MacBooks. A proposta buscou analisar a compreensão textual, os aspectos literários e verificar como o ambiente digital potencializa o engajamento e a construção coletiva de sentidos. Os resultados evidenciam que a integração entre literatura e tecnologia, mediada por propostas interativas, favorece o desenvolvimento de habilidades leitoras e interpretativas, além de ampliar a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. A experiência mostrou-se eficaz ao aproximar os jovens da literatura de forma dinâmica e significativa, reafirmando, assim, o potencial dos multiletramentos como estratégia pedagógica. Conclui-se que unir letramento literário e digital por meio de práticas inovadoras valoriza a leitura literária e fortalece a competência leitora dos alunos frente às demandas comunicativas e sociais da contemporaneidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16220_TB7356_30102025103340.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON DOS SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JEFERSON" "autor_email" => "jeferson.silva@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }