Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURSO DE TRIGONOMETRIA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE EXATAS UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128061
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7397
    "inscrito_id" => 16299
    "titulo" => "CURSO DE TRIGONOMETRIA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE EXATAS UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "No curso de Engenharia, os discentes se deparam com inúmeras disciplinas da área de exatas, que exigem uma base sólida em conteúdos matemáticos adquiridos no ensino médio. Dentre esses, a trigonometria se destaca por sua ampla aplicação em matérias como cálculo e física. No entanto, a realidade do ensino público brasileiro, marcado por deficiências estruturais e pedagógicas, têm contribuído para que muitos alunos ingressem no ensino superior com lacunas significativas nesse conhecimento, o que compromete diretamente seu desempenho acadêmico. Diante desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada durante a realização de um Curso de Trigonometria, promovido no Instituto Federal da Bahia, campus Vitória da Conquista, com o propósito de minimizar essas dificuldades. A metodologia adotada envolveu a revisão de literatura sobre o tema e o relato de experiências a partir da observação das aulas ministradas. A análise evidenciou os principais tópicos que geraram maiores dificuldades entre os participantes, destacando-se a conversão de unidades de medida de arcos, identidades trigonométricas e funções trigonométricas inversas. Conclui-se que a realização do curso se mostrou fundamental para identificar e trabalhar os pontos críticos no aprendizado de trigonometria, contribuindo significativamente para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16299_TB7397_10112025100223.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO GABRIEL ROCHA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO"
    "autor_email" => "gabrielpessoa541@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128061
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7397
    "inscrito_id" => 16299
    "titulo" => "CURSO DE TRIGONOMETRIA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE EXATAS UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "No curso de Engenharia, os discentes se deparam com inúmeras disciplinas da área de exatas, que exigem uma base sólida em conteúdos matemáticos adquiridos no ensino médio. Dentre esses, a trigonometria se destaca por sua ampla aplicação em matérias como cálculo e física. No entanto, a realidade do ensino público brasileiro, marcado por deficiências estruturais e pedagógicas, têm contribuído para que muitos alunos ingressem no ensino superior com lacunas significativas nesse conhecimento, o que compromete diretamente seu desempenho acadêmico. Diante desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada durante a realização de um Curso de Trigonometria, promovido no Instituto Federal da Bahia, campus Vitória da Conquista, com o propósito de minimizar essas dificuldades. A metodologia adotada envolveu a revisão de literatura sobre o tema e o relato de experiências a partir da observação das aulas ministradas. A análise evidenciou os principais tópicos que geraram maiores dificuldades entre os participantes, destacando-se a conversão de unidades de medida de arcos, identidades trigonométricas e funções trigonométricas inversas. Conclui-se que a realização do curso se mostrou fundamental para identificar e trabalhar os pontos críticos no aprendizado de trigonometria, contribuindo significativamente para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16299_TB7397_10112025100223.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO GABRIEL ROCHA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO"
    "autor_email" => "gabrielpessoa541@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No curso de Engenharia, os discentes se deparam com inúmeras disciplinas da área de exatas, que exigem uma base sólida em conteúdos matemáticos adquiridos no ensino médio. Dentre esses, a trigonometria se destaca por sua ampla aplicação em matérias como cálculo e física. No entanto, a realidade do ensino público brasileiro, marcado por deficiências estruturais e pedagógicas, têm contribuído para que muitos alunos ingressem no ensino superior com lacunas significativas nesse conhecimento, o que compromete diretamente seu desempenho acadêmico. Diante desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada durante a realização de um Curso de Trigonometria, promovido no Instituto Federal da Bahia, campus Vitória da Conquista, com o propósito de minimizar essas dificuldades. A metodologia adotada envolveu a revisão de literatura sobre o tema e o relato de experiências a partir da observação das aulas ministradas. A análise evidenciou os principais tópicos que geraram maiores dificuldades entre os participantes, destacando-se a conversão de unidades de medida de arcos, identidades trigonométricas e funções trigonométricas inversas. Conclui-se que a realização do curso se mostrou fundamental para identificar e trabalhar os pontos críticos no aprendizado de trigonometria, contribuindo significativamente para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.