AUDIODESCRIÇÃO COMO RECURSO INCLUSIVO PARA DEFICIÊNCIAS NÃO VISUAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
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O presente trabalho tem como objetivo geral analisar, a partir de uma revisão bibliográfica sistemática, as possibilidades e os impactos do uso da Audiodescrição junto a indivíduos com deficiências não visuais, como deficiência intelectual, transtornos do espectro autista (TEA) e deficiências múltiplas. A metodologia baseou-se na seleção e análise de estudos publicados no período de 2016 a 2025, utilizando bases de dados como Scopus, Web of Science, SciELO e Google Scholar e utlizando como critérios de inclusão: somente artigos publicados em periódicos, dentro da janela temporal pré-estabelecida, em Língua Portuguesa e estudos que discutem a Audiodescrição como ferramenta pedagógica ou comunicacional para públicos diversos. Como resultado foram encontrados estudos que utilizam a Audiodescrição com deficiências não visuais e apontam os benefícios cognitivos, comunicativos e sociais do recurso em diferentes contextos e delimitam os principais desafios e lacunas existentes na utilização. Conclui-se que a Audiodescrição, ao ser adaptada a necessidades específicas, pode favorecer a construção de significados, a mediação de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades, ampliando o potencial inclusivo para além do campo da deficiência visual. A pesquisa também reforça a necessidade de práticas formativas específicas e de políticas públicas que incentivem o uso ampliado da Audiodescrição em diferentes áreas." 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