DESVENDANDO A NATUREZA: UM PIQUENIQUE BIOLÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128068 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7411 "inscrito_id" => 5733 "titulo" => "DESVENDANDO A NATUREZA: UM PIQUENIQUE BIOLÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O contato com a ciência desde o ensino fundamental é essencial para o desenvolvimento do pensamento científico e para a formação de uma visão crítica e investigativa nas crianças. A partir do estímulo à curiosidade, à observação e à experimentação, os estudantes passam a compreender de maneira mais profunda os fenômenos naturais, bem como a reconhecer a ciência como parte integrante de suas vidas cotidianas. O presente trabalho teve objetivo a realização de um piquenique biológico com alunos do ensino fundamental da U.I. Presidente Médici no município de Pinheiro-MA. Durante a atividade, realizou-se a explanação de conteúdos da biologia e exposição de materiais como: caixas entomológicas, exsicatas (sendo algumas delas utilizadas para fins medicinais), pode-se conhecer também algumas espécies de peixes nativos da região catalogados, além disso, desenvolveu-se uma atividade prática com os discentes para interação com o material exposto. O desenvolvimento desta atividade deu-se de fundamental importância no despertar da curiosidade e interesse dos alunos pela biologia, em que observou-se a promoção de uma conexão com assuntos voltados a natureza e importância da sua preservação, possibilitando assim com que os discentes pudessem compreender sobre a necessidade de conhecermos o ambiente em que vivemos e a necessidade de preservá-lo, contribuindo com os ODS 4, 14 e 15, despertando neles as habilidades de observação, identificação e pensamento crítico. Infere-se, portanto, que o desenvolvimento deste trabalho contribuiu de forma positiva na aplicação de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem acerca do ensino de biologia, favorecendo o entendimento dos alunos através da abordagem de forma prática e dinâmica, assuntos que por eles são considerados complexos, como também contribuiu na aproximação destes com o ambiente em que vivem, estigando o seu senso crítico e holístico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5733_TB7411_30102025160612.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALESSA VIEGAS ARAUJO" "autor_nome_curto" => "TALESSA" "autor_email" => "araujotalessaa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128068 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7411 "inscrito_id" => 5733 "titulo" => "DESVENDANDO A NATUREZA: UM PIQUENIQUE BIOLÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O contato com a ciência desde o ensino fundamental é essencial para o desenvolvimento do pensamento científico e para a formação de uma visão crítica e investigativa nas crianças. A partir do estímulo à curiosidade, à observação e à experimentação, os estudantes passam a compreender de maneira mais profunda os fenômenos naturais, bem como a reconhecer a ciência como parte integrante de suas vidas cotidianas. O presente trabalho teve objetivo a realização de um piquenique biológico com alunos do ensino fundamental da U.I. Presidente Médici no município de Pinheiro-MA. Durante a atividade, realizou-se a explanação de conteúdos da biologia e exposição de materiais como: caixas entomológicas, exsicatas (sendo algumas delas utilizadas para fins medicinais), pode-se conhecer também algumas espécies de peixes nativos da região catalogados, além disso, desenvolveu-se uma atividade prática com os discentes para interação com o material exposto. O desenvolvimento desta atividade deu-se de fundamental importância no despertar da curiosidade e interesse dos alunos pela biologia, em que observou-se a promoção de uma conexão com assuntos voltados a natureza e importância da sua preservação, possibilitando assim com que os discentes pudessem compreender sobre a necessidade de conhecermos o ambiente em que vivemos e a necessidade de preservá-lo, contribuindo com os ODS 4, 14 e 15, despertando neles as habilidades de observação, identificação e pensamento crítico. Infere-se, portanto, que o desenvolvimento deste trabalho contribuiu de forma positiva na aplicação de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem acerca do ensino de biologia, favorecendo o entendimento dos alunos através da abordagem de forma prática e dinâmica, assuntos que por eles são considerados complexos, como também contribuiu na aproximação destes com o ambiente em que vivem, estigando o seu senso crítico e holístico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5733_TB7411_30102025160612.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALESSA VIEGAS ARAUJO" "autor_nome_curto" => "TALESSA" "autor_email" => "araujotalessaa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }