INCLUSÃO ESCOLAR: SEM FORMAÇÃO, NÃO HÁ.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128069 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7413 "inscrito_id" => 15880 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR: SEM FORMAÇÃO, NÃO HÁ." "resumo" => "No atual contexto educacional, com o aumento diário do número de alunos com deficiências nas escolas, é essencial que os profissionais envolvidos no processo de inclusão busquem formação continuada. As graduações muitas vezes não oferecem a preparação adequada para lidar com essa demanda. As dificuldades enfrentadas na inclusão desses alunos podem ser atribuídas, em grande parte, ao despreparo dos educadores, que precisam proporcionar atenção diferenciada, adaptações curriculares e mais tempo para a absorção de conteúdos. Além disso, os problemas estruturais da educação amplificam esses desafios, tornando a inclusão um objetivo ainda mais complexo. Como professoras de Educação Especial na rede pública de ensino do Rio Grande do Norte, vivemos essa inquietação e buscamos entender melhor o impacto da formação especializada no processo inclusivo. Para isso, nos aprofundamos nos estudos de autores como Mendes (2002), Aranha (2000) e Roth (2006). Assim, percebemos que a efetividade da inclusão só será alcançada quando houver a formação adequada dos profissionais que atendem esse público." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15880_TB7413_30102025195050.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDERLEIA LIMA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VANDERLEIA" "autor_email" => "vanderleiaeducacao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128069 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7413 "inscrito_id" => 15880 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR: SEM FORMAÇÃO, NÃO HÁ." "resumo" => "No atual contexto educacional, com o aumento diário do número de alunos com deficiências nas escolas, é essencial que os profissionais envolvidos no processo de inclusão busquem formação continuada. As graduações muitas vezes não oferecem a preparação adequada para lidar com essa demanda. As dificuldades enfrentadas na inclusão desses alunos podem ser atribuídas, em grande parte, ao despreparo dos educadores, que precisam proporcionar atenção diferenciada, adaptações curriculares e mais tempo para a absorção de conteúdos. Além disso, os problemas estruturais da educação amplificam esses desafios, tornando a inclusão um objetivo ainda mais complexo. Como professoras de Educação Especial na rede pública de ensino do Rio Grande do Norte, vivemos essa inquietação e buscamos entender melhor o impacto da formação especializada no processo inclusivo. Para isso, nos aprofundamos nos estudos de autores como Mendes (2002), Aranha (2000) e Roth (2006). Assim, percebemos que a efetividade da inclusão só será alcançada quando houver a formação adequada dos profissionais que atendem esse público." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15880_TB7413_30102025195050.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDERLEIA LIMA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VANDERLEIA" "autor_email" => "vanderleiaeducacao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }