Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LETRAMENTO POÉTICO E MATEMÁTICO COMO CAMINHO PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128070
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7418
    "inscrito_id" => 16322
    "titulo" => "O LETRAMENTO POÉTICO E MATEMÁTICO COMO CAMINHO PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de oficinas de letramento literário realizadas no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), utilizando a poesia como estratégia didático-pedagógica interdisciplinar para o desenvolvimento de habilidades em Língua Portuguesa e Matemática. Fundamentado em uma abordagem de pesquisa-ação de natureza qualitativa, o estudo visa investigar como os estudantes da EJA se apropriam das práticas sociais letradas para sua inclusão social, inserção no mundo do trabalho e acesso aos bens culturais e recursos tecnológicos. A metodologia adotada envolveu atividades de leitura, discussão interativa e produção de textos poéticos, articuladas com conceitos matemáticos como contagem de sílabas, identificação de formas geométricas e sequências numéricas presentes nos poemas. A fundamentação teórica baseou-se em autores como COSSON (2006), SOARES (2004), SORRENTI (2007), AVERBUCK (1986), que ressaltam o papel da literatura no estímulo à fantasia, à imaginação e à formação crítica dos sujeitos. Os resultados demonstraram que o trabalho com poesia favoreceu o desenvolvimento de competências de leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático de maneira significativa e prazerosa, além de contribuir para o fortalecimento dos relacionamentos interpessoais e para a compreensão crítica da relação indivíduo-sociedade. A interdisciplinaridade promovida pelas atividades permitiu integrar conhecimentos e tornar o ensino mais contextualizado e acessível aos alunos da EJA. Conclui-se que o letramento poético configura-se como uma prática pedagógica eficaz para promover a aprendizagem de forma criativa e significativa, despertando o interesse pela leitura, pela produção textual e pelas operações matemáticas em contextos concretos de uso da linguagem. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Letramento. Poesia. Matemática. Interdisciplinaridade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16322_TB7418_29102025113632.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THOMAS SÉRGIO DA COSTA DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "THOMAS"
    "autor_email" => "thomassergio32@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128070
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7418
    "inscrito_id" => 16322
    "titulo" => "O LETRAMENTO POÉTICO E MATEMÁTICO COMO CAMINHO PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de oficinas de letramento literário realizadas no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), utilizando a poesia como estratégia didático-pedagógica interdisciplinar para o desenvolvimento de habilidades em Língua Portuguesa e Matemática. Fundamentado em uma abordagem de pesquisa-ação de natureza qualitativa, o estudo visa investigar como os estudantes da EJA se apropriam das práticas sociais letradas para sua inclusão social, inserção no mundo do trabalho e acesso aos bens culturais e recursos tecnológicos. A metodologia adotada envolveu atividades de leitura, discussão interativa e produção de textos poéticos, articuladas com conceitos matemáticos como contagem de sílabas, identificação de formas geométricas e sequências numéricas presentes nos poemas. A fundamentação teórica baseou-se em autores como COSSON (2006), SOARES (2004), SORRENTI (2007), AVERBUCK (1986), que ressaltam o papel da literatura no estímulo à fantasia, à imaginação e à formação crítica dos sujeitos. Os resultados demonstraram que o trabalho com poesia favoreceu o desenvolvimento de competências de leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático de maneira significativa e prazerosa, além de contribuir para o fortalecimento dos relacionamentos interpessoais e para a compreensão crítica da relação indivíduo-sociedade. A interdisciplinaridade promovida pelas atividades permitiu integrar conhecimentos e tornar o ensino mais contextualizado e acessível aos alunos da EJA. Conclui-se que o letramento poético configura-se como uma prática pedagógica eficaz para promover a aprendizagem de forma criativa e significativa, despertando o interesse pela leitura, pela produção textual e pelas operações matemáticas em contextos concretos de uso da linguagem. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Letramento. Poesia. Matemática. Interdisciplinaridade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16322_TB7418_29102025113632.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THOMAS SÉRGIO DA COSTA DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "THOMAS"
    "autor_email" => "thomassergio32@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de oficinas de letramento literário realizadas no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), utilizando a poesia como estratégia didático-pedagógica interdisciplinar para o desenvolvimento de habilidades em Língua Portuguesa e Matemática. Fundamentado em uma abordagem de pesquisa-ação de natureza qualitativa, o estudo visa investigar como os estudantes da EJA se apropriam das práticas sociais letradas para sua inclusão social, inserção no mundo do trabalho e acesso aos bens culturais e recursos tecnológicos. A metodologia adotada envolveu atividades de leitura, discussão interativa e produção de textos poéticos, articuladas com conceitos matemáticos como contagem de sílabas, identificação de formas geométricas e sequências numéricas presentes nos poemas. A fundamentação teórica baseou-se em autores como COSSON (2006), SOARES (2004), SORRENTI (2007), AVERBUCK (1986), que ressaltam o papel da literatura no estímulo à fantasia, à imaginação e à formação crítica dos sujeitos. Os resultados demonstraram que o trabalho com poesia favoreceu o desenvolvimento de competências de leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático de maneira significativa e prazerosa, além de contribuir para o fortalecimento dos relacionamentos interpessoais e para a compreensão crítica da relação indivíduo-sociedade. A interdisciplinaridade promovida pelas atividades permitiu integrar conhecimentos e tornar o ensino mais contextualizado e acessível aos alunos da EJA. Conclui-se que o letramento poético configura-se como uma prática pedagógica eficaz para promover a aprendizagem de forma criativa e significativa, despertando o interesse pela leitura, pela produção textual e pelas operações matemáticas em contextos concretos de uso da linguagem. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Letramento. Poesia. Matemática. Interdisciplinaridade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.