Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO OCEÂNICA NA FORMAÇÃO ESCOLAR: CAMINHOS PARA UMA MELHOR FORMAÇÃO CIDADÃ

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128079
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7445
    "inscrito_id" => 13949
    "titulo" => "EDUCAÇÃO OCEÂNICA NA FORMAÇÃO ESCOLAR: CAMINHOS PARA UMA MELHOR FORMAÇÃO CIDADÃ"
    "resumo" => "Os oceanos desempenham importante papel no equilíbrio do planeta, sendo eles responsáveis por inúmeros e significativos processos: ecológicos, climáticos, econômicos, culturais, entre outros. Apesar do inquestionável e relevante valor, os oceanos são pouco abordados no currículo escolar e no meio social. A Educação Oceânica, também chamada de Cultura Oceânica, visa inserir no currículo escolar o ensino do oceano, a fim de formar, já na educação básica, cidadãos conscientes e críticos sobre as questões ambientais relacionadas a estes espaços ambientais. Objetiva-se analisar a inserção da temática oceano no currículo escolar e as contribuições destes ambientes para a construção de uma visão ambiental nos estudantes. Além disso, busca-se ainda neste estudo, analisar a importância da abordagem da temática Educação Oceânica na formação inicial e continuada de educadores. Levar a Cultura Oceânica para o currículo escolar implica na necessidade de capacitação e preparação dos profissionais da educação, sendo esse um fator essencial para a efetiva inserção do tema. A pesquisa foi realizada por levantamento bibliográfico, a partir da seleção e análise de artigos científicos, sites e livros que abordam o tema Educação Oceânica, buscando enfoques na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), Agenda de 2030 da ONU e o Ocean Literacy for All da UNESCO. Constatou-se que embora existam documentos e estudos que registrem a importância do tema, a alfabetização oceânica ainda é um assunto pouco aprofundado no contexto social e escolar. Ademais, a formação continuada de professores é peça chave para que a efetiva inserção e aplicação do conteúdo aconteça no ensino, com uma abordagem clara e dinâmica. Conclui-se que a Educação Oceânica pode contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes, críticos e engajados com as causas ambientais, favorecendo a valorização do ecossistema marinho e a consolidação das práticas pedagógicas preconizadas na BNCC."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13949_TB7445_29102025105816.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA CARVALHO DE LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "Eduarda"
    "autor_email" => "maduarda280@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128079
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7445
    "inscrito_id" => 13949
    "titulo" => "EDUCAÇÃO OCEÂNICA NA FORMAÇÃO ESCOLAR: CAMINHOS PARA UMA MELHOR FORMAÇÃO CIDADÃ"
    "resumo" => "Os oceanos desempenham importante papel no equilíbrio do planeta, sendo eles responsáveis por inúmeros e significativos processos: ecológicos, climáticos, econômicos, culturais, entre outros. Apesar do inquestionável e relevante valor, os oceanos são pouco abordados no currículo escolar e no meio social. A Educação Oceânica, também chamada de Cultura Oceânica, visa inserir no currículo escolar o ensino do oceano, a fim de formar, já na educação básica, cidadãos conscientes e críticos sobre as questões ambientais relacionadas a estes espaços ambientais. Objetiva-se analisar a inserção da temática oceano no currículo escolar e as contribuições destes ambientes para a construção de uma visão ambiental nos estudantes. Além disso, busca-se ainda neste estudo, analisar a importância da abordagem da temática Educação Oceânica na formação inicial e continuada de educadores. Levar a Cultura Oceânica para o currículo escolar implica na necessidade de capacitação e preparação dos profissionais da educação, sendo esse um fator essencial para a efetiva inserção do tema. A pesquisa foi realizada por levantamento bibliográfico, a partir da seleção e análise de artigos científicos, sites e livros que abordam o tema Educação Oceânica, buscando enfoques na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), Agenda de 2030 da ONU e o Ocean Literacy for All da UNESCO. Constatou-se que embora existam documentos e estudos que registrem a importância do tema, a alfabetização oceânica ainda é um assunto pouco aprofundado no contexto social e escolar. Ademais, a formação continuada de professores é peça chave para que a efetiva inserção e aplicação do conteúdo aconteça no ensino, com uma abordagem clara e dinâmica. Conclui-se que a Educação Oceânica pode contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes, críticos e engajados com as causas ambientais, favorecendo a valorização do ecossistema marinho e a consolidação das práticas pedagógicas preconizadas na BNCC."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13949_TB7445_29102025105816.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA CARVALHO DE LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "Eduarda"
    "autor_email" => "maduarda280@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os oceanos desempenham importante papel no equilíbrio do planeta, sendo eles responsáveis por inúmeros e significativos processos: ecológicos, climáticos, econômicos, culturais, entre outros. Apesar do inquestionável e relevante valor, os oceanos são pouco abordados no currículo escolar e no meio social. A Educação Oceânica, também chamada de Cultura Oceânica, visa inserir no currículo escolar o ensino do oceano, a fim de formar, já na educação básica, cidadãos conscientes e críticos sobre as questões ambientais relacionadas a estes espaços ambientais. Objetiva-se analisar a inserção da temática oceano no currículo escolar e as contribuições destes ambientes para a construção de uma visão ambiental nos estudantes. Além disso, busca-se ainda neste estudo, analisar a importância da abordagem da temática Educação Oceânica na formação inicial e continuada de educadores. Levar a Cultura Oceânica para o currículo escolar implica na necessidade de capacitação e preparação dos profissionais da educação, sendo esse um fator essencial para a efetiva inserção do tema. A pesquisa foi realizada por levantamento bibliográfico, a partir da seleção e análise de artigos científicos, sites e livros que abordam o tema Educação Oceânica, buscando enfoques na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), Agenda de 2030 da ONU e o Ocean Literacy for All da UNESCO. Constatou-se que embora existam documentos e estudos que registrem a importância do tema, a alfabetização oceânica ainda é um assunto pouco aprofundado no contexto social e escolar. Ademais, a formação continuada de professores é peça chave para que a efetiva inserção e aplicação do conteúdo aconteça no ensino, com uma abordagem clara e dinâmica. Conclui-se que a Educação Oceânica pode contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes, críticos e engajados com as causas ambientais, favorecendo a valorização do ecossistema marinho e a consolidação das práticas pedagógicas preconizadas na BNCC.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.