SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128082 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7454 "inscrito_id" => 16033 "titulo" => "SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR." "resumo" => "O número de estudantes surdos no ensino superior tem aumentado nos últimos anos, especialmente devido à expansão dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Letras-Libras e de Pedagogia Bilíngue. No entanto, esses estudantes enfrentam desafios significativos de diversas ordens, como linguística, social e cultural, que afetam negativamente sua saúde mental. As barreiras comunicacionais, destacadamente, somada à falta de apoio psicológico em Libras e dificuldades de integração social agravam ainda mais o quadro, e requisita a reflexão sobre como diminuir os casos de sofrimento psíquico nos graduandos em questão. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar relatos de estudantes surdos universitários com histórico de adoecimento mental, identificando os principais fatores que influenciaram o surgimento dessa condição na sua experiência acadêmica. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas realizadas em Libras com surdos sinalizadores, e os dados foram analisados a partir de uma abordagem teórica interdisciplinar, tomando por base os pressupostos da Linguística Aplicada, Psicologia e Estudos Surdos. Os resultados apontaram que a ausência de acessibilidade linguística e de suporte especializado no contexto de ensino superior contribui para sentimentos de isolamento e desmotivação, ressaltando a necessidade de políticas educacionais mais inclusivas. Conclui-se que garantir um ambiente universitário acessível e acolhedor é fundamental para promover o bem-estar dos estudantes surdos e reduzir os impactos negativos sobre sua saúde mental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16033_TB7454_29102025232620.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LALESKA CAROLINE DE FREITAS E SILVA HONORATO" "autor_nome_curto" => "LALESKA" "autor_email" => "lale.ufrnletraslibras@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128082 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7454 "inscrito_id" => 16033 "titulo" => "SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR." "resumo" => "O número de estudantes surdos no ensino superior tem aumentado nos últimos anos, especialmente devido à expansão dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Letras-Libras e de Pedagogia Bilíngue. No entanto, esses estudantes enfrentam desafios significativos de diversas ordens, como linguística, social e cultural, que afetam negativamente sua saúde mental. As barreiras comunicacionais, destacadamente, somada à falta de apoio psicológico em Libras e dificuldades de integração social agravam ainda mais o quadro, e requisita a reflexão sobre como diminuir os casos de sofrimento psíquico nos graduandos em questão. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar relatos de estudantes surdos universitários com histórico de adoecimento mental, identificando os principais fatores que influenciaram o surgimento dessa condição na sua experiência acadêmica. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas realizadas em Libras com surdos sinalizadores, e os dados foram analisados a partir de uma abordagem teórica interdisciplinar, tomando por base os pressupostos da Linguística Aplicada, Psicologia e Estudos Surdos. Os resultados apontaram que a ausência de acessibilidade linguística e de suporte especializado no contexto de ensino superior contribui para sentimentos de isolamento e desmotivação, ressaltando a necessidade de políticas educacionais mais inclusivas. Conclui-se que garantir um ambiente universitário acessível e acolhedor é fundamental para promover o bem-estar dos estudantes surdos e reduzir os impactos negativos sobre sua saúde mental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16033_TB7454_29102025232620.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LALESKA CAROLINE DE FREITAS E SILVA HONORATO" "autor_nome_curto" => "LALESKA" "autor_email" => "lale.ufrnletraslibras@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }